domingo, 31 de janeiro de 2010

Lugar para ser feliz



Olha para mim
Já não há lugar que a gente possa ir
Querer fugir
É o mesmo que esquecer a vida
Acolhe com calma
Descansa a tua alma neste espaço
Que o meu coração preparou pro teu
Somos tão poucos nesta hora
E é bom que seja assim
Quem não tem aonde ir
Descobre a graça de saber ficar
Já não há paisagens na janela
Não há bondes oferecendo outros destinos
Este é o lugar pra ser feliz
Se insistes em ver a morte tão cedo
E alimentas teus fantasmas
Com teus medos, eis que o tempo
Resolveu não se apressar
E se, por ora tens a sombra de temores
E assombra teu amor com desamores
Eis que a vida resolveu recomeçar
Se, por ora, tens a soma dos teus erros
Eu divido nesta hora este segredo
Eis que Deus já resolveu não condenar.

...........................................................................

Texto escrito pelo Padre Fábio de Melo e a foto foi tirada em dezembro de 2009, no paraíso de Japaratinga que fica no litoral norte de Alagoas.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Trilha sonora - fim de semana (30 e 31.01)

Esses clipes indianos são uma resenha ... antes de ouvir a tradução cantava "Salame e wuiske, salame e wuiske ... vixe!"
Adoroooo! kkkkkkkkkk


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Censo e Periferia

Por: Helciane Angélica - jornalista


Infelizmente, o racismo tem se escondido em discursos “sutis” e encontra-se presente em nosso cotidiano. É comum ouvirmos as pessoas chamarem negros de “moreninhos”, como se fosse mais “aceitável” ou menos “feio” para a pessoa. Além disso, ainda tem as piadinhas “inocentes” que só ajudam a consolidar uma cultura inconsequente e que acredita na “democracia racial”, ou seja, extremamente contrárias as ações que promovam o respeito e a garantia de direitos aos diferentes.


Os afrodescendentes (negros e pardos) são a maioria no país com 50,6% da população, mas tem muita gente espalhada por esse mundão que tem vergonha de suas origens, e o que ainda pior desconhece sua própria história. O Censo 2010 irá avaliar a realidade dos brasileiros, e em cada residência os entrevistados responderão um extenso questionário, inclusive, sobre a cor da pele, etnia, crença religiosa e opção sexual.


O Tambor Falante – ciclo de debates fortalece a reflexão crítica sobre a pesquisa demográfica que acontecerá em toda a América Latina, é uma iniciativa do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô em parceria com a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) e a Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro. Desta vez, abordará o tema “Censo 2010 – Negritude e Periferia”, e o local escolhido para a quinta edição do projeto foi a comunidade que vive ao lado do lixão de Maceió.


A concentração para o evento será às 14h na sede do Ponto de Cultura Guerreiros da Vila/Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb), em seguida, os participantes seguirão em caminhada até o espaço cultural da Vila Emater II localizada no Sítio São Jorge onde serão executadas as trocas de opiniões, propostas e experiências. Mais informações sobre o evento: (82) 9119-5730 / 8893-9495 / 9999-1301.


O objetivo é ampliar a discussão junto com os diversos segmentos afros, além de garantir a conscientização sobre a importância dos dados coletados e contabilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que posteriormente podem servir de subsídio na elaboração de políticas públicas adequadas aos diversos segmentos sociais.


Os moradores das periferias são secularmente vítimas da marginalização, há locais que nem os agentes de endemias conseguem entrar, devido ao forte tráfico de drogas ou por puro preconceito. Será que os recenseadores conseguirão aplicar a pesquisa nesses locais? E as pessoas que moram nas tribos indígenas, comunidades quilombolas e assentamentos da reforma agrária estão esclarecidas sobre o censo e serão realmente ouvidas? E os que irão aplicar os questionários estão preparados?! Continuaremos pensando sobre o assunto e buscando novos avanços. Axé!


Fonte: Coluna Axé / Tribuna Independente - 26.01.10

domingo, 24 de janeiro de 2010

Envelhecer


Envelheço quando me fecho para as novas ideias e me torno radical.
Envelheço quando o novo me assusta e minha mente insiste em não aceitar.
Envelheço quando me torno impaciente, intransigente e não consigo dialogar.
Envelheço quando meu pensamento abandona sua casa e retorna sem nada acrescentar.
Envelheço quando muito me preocupo e depois me culpo por não ter tido motivos para me preocupar.
Envelheço quando penso demasiadamente em mim mesmo e, consequentemente, dos outros completamente me esqueço.
Envelheço quando penso em ousar e já antevejo o preço que terei que pagar pelo ato, mesmo que os fatos insistam em me contrariar!
Envelheço quando tenho a chance de amar e daí o coração se põe a pensar: "Será que vale a pena correr o risco de me dar? Será que vai compensar?"
Envelheço quando permito que o cansaço e o desalento tomem conta de minha alma e ponho a me lamentar.
Envelheço, enfim, quando paro de lutar!


.........................................................................................

A mensagem belíssima é de domínio popular, o autor é desconhecido.
A fotinha foi tirada por mim, é da Dama da Noite ... dizem que essa flor só abre uma vez ao ano,o fato é que ela fica linda desse jeito apenas durante à madrugada e pela manhã está completamente mucha no chão.
Vamos comparar a vida a essa flor, temos que ser intensos e desfrutar de todo o tempo que temos.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

110 anos


Hoje eu conheci a dona Maria Albertina da Silva que pasmem, completou 110 anos de história, provações e determinação! A negra de olhos claros nasceu no município São Miguel dos Campos, viúva e sem filhos, nunca teve carteira assinada e trabalhou a vida toda na roça ou na cozinha “do branco”.

A comemoração ocorreu no assentamento Margarida Alves em Maragogi, litoral norte de Alagoas, que é acompanhado pela Comissão Pastoral da Terra em Alagoas (CPT-AL). Teve uma missa de ação de graças seguida de um almoço coletivo entre os agricultores, coordenadores da pastoral social e convidados.

A senhorinha que parece com a minha avó paterna, fica séria na hora das fotos, mas é uma simpatia! De sorriso farto, conversou,
orou, cantou, bateu palma ... só faltou cair no forró, mas a locomoção é difícil. Enfim, mostrou uma vitalidade incrível! Nessa idade e completamente lúcida, é um exemplo ... eu mesma, quero chegar ao menos nos 80 anos e pulando de para-quedas. kkkkkkkkkkkkkk

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Desespero haitiano

Por: Helciane Angélica


Desde o dia 12 de janeiro, o Haiti – país mais pobre das Américas que possui 27 milhões de quilômetros quadrados, pouco maior do que estado de Sergipe – vem sofrendo com as consequências de um terremoto que teve sete (7) graus na escala Richter e atingiu a capital de Porto Príncipe.

As cenas constantemente divulgadas na Internet e nas emissoras de televisão parecem de guerra, pois o território ficou arrasado com cerca de 70% dos edifícios destruídos como: igrejas, hospitais, lojas, supermercados e várias residências.

De acordo com o ministro do Interior do país, Paul Antoine Bien-Aime, o número de mortos pode superar 200 mil, dentre os brasileiros estão 18 militares que participavam da Força de Paz, a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, e Luís Carlos da Costa, segunda maior autoridade civil da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti. Possuem muitos corpos espalhados nas ruas que são recolhidos por um caminhão e levados para uma vala comum nos arredores da cidade.

Sem ter para onde ir ou com medo de voltar para casa, as pessoas passam os dias em barracas improvisadas no meio da rua. E o desespero só vem aumentando, pois os sobreviventes ficam desnorteados em busca de água potável; sofrendo com a má distribuição de alimentos que ficou prejudicada por causa dos constantes saques aos armazéns do Programa de Alimentação Mundial (PAM) e estabelecimentos comerciais; além da violência física e armada que vem crescendo.

Atualmente, existem 43 equipes internacionais de socorro no país e o número de doações em dinheiro triplicam, principalmente, oriundos de artistas consagrados como: Brad Pitt, Angelina Jolie, Madonna, Gisele Bündchen, Sandra Bullock; além de instituições sérias (Cruz Vermelha, Médicos sem fronteiras) e ativistas espalhados pelo mundo afora. Aqui no Brasil, estão sendo mobilizadas várias campanhas de arrecadação, a exemplo das centrais sindicais, entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT) que vão doar R$ 200 mil às vítimas.

Aos poucos, a população tenta voltar à rotina, no mercado formal qualquer coisa que tenha sobrado da tragédia virou mercadoria; as “taps-taps”, o transporte coletivo urbano mais popular, circulam completamente lotadas; energia elétrica existe em alguns pontos com auxílio de geradores particulares; alguns telefones celulares voltaram a funcionar; etc.

Cerca de 90% dos haitianos são de ascendência africana, o resto da população é principalmente mulata, com ascendência mista caucasiana-africana, que conviviam há vários anos com problemas sócio-políticos de grandes proporções. Agora, com a tragédia que chamou a atenção do mundo, devido o estado de calamidade e dor, a miséria só tende a se agravar. É preciso ter a solidariedade de todos para erguer o frágil país!


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (19.01.10)

domingo, 17 de janeiro de 2010

Poema: Te Olho nos Olhos...


Por: Ana Carolina Souza - Cantora e Compositora


Te olho nos olhos e você reclama
Que te olho muito profundamente.

Desculpa,
Tudo que vivi foi profundamente...
Eu te ensinei quem sou...
E você foi me tirando...
Os espaços entre os abraços,
Guarda-me apenas uma fresta.

Eu que sempre fui livre,
Não importava o que os outros dissessem.

Até onde posso ir para te resgatar?

Reclama de mim, como se houvesse a possibilidade...
De me inventar de novo.

Desculpa...se te olho profundamente,
Rente à pele...
A ponto de ver seus ancestrais...
Nos seus traços.

A ponto de ver a estrada...
Muito antes dos seus passos.

Eu não vou separar as minhas vitórias
Dos meus fracassos!

Eu não vou renunciar a mim;

Nenhuma parte, nenhum pedaço do meu ser
Vibrante, errante, sujo, livre, quente.

Eu quero estar viva e permanecer

Te olhando profundamente."



http://www.youtube.com/watch?v=G5wR8jbnP2o

sábado, 16 de janeiro de 2010

Trilha sonora - fim de semana (16 e 17.01)

Essa é incrível: I want to know what love is (Eu quero saber o que é o amor), interpretada por Mariah Carey, a versão original é do Grupo Foreigner.





sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Artesãos de União dos Palmares preparados para a Artnor!

Texto e fotos: Helciane Angélica - Jornalista


O município de União dos Palmares localizado na zona da mata alagoana a cada dia vem mostrando seus talentos e produtos de qualidade nas feiras de artesanato, principalmente, na Feira dos Municípios Alagoanos e na Artnor.

A partir de hoje até o dia 24 de janeiro, acontecerá no Centro de Cultura e Exposições de Maceió, a 15ª edição da Feira do Artesanato (Artnor) que é promovida pelo Sebrae-AL em parceria com o Governo de Alagoas. Estarão presentes mais de 500 expositores distribuídos em 150 estandes e o foco deste ano é mostrar a produtividade do Norte e Nordeste do Brasil.

Dentre os produtos a serem comercializados pelos palmarinos estão: cerâmicas produzidas na comunidade quilombola Muquém; acessórios como bolsas, jogo americano, esteirão e almofadas confeccionadas com a fibra da taboa pelas agricultoras do assentamento Santa Maria Madalena que é acompanhado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT/AL); pinturas em madeira que retratam a cultura afro; vários objetos com a fibra da bananeira e outras matérias primas.

Confira algumas imagens tiradas na estação do artesanato.


terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Uillian Cardoso tô torcendo por ele no BBB!


O baiano
Uillian Cardoso tem 23 anos e é um dos selecionados para a 10ª edição do Big Brother Brasil que começa nessa terça-feira na rede Globo. Por enquanto ele é o único participante negro do reality show mais popular do país. O negão trabalha como barman, é ator, dançarino e professor de HipHop. Não vou mentir que tô torcendo por ele!!!

Vídeo enviado para o BBB




Vídeo do BBB - participante selecionado


Ativistas lançam campanha "Censo 2010 - Assuma a sua negritude!"



O projeto Tambor Falante - Ciclo de Debates reúne pessoas diversas e neste ano irá intensificar a campanha étnica: "Censo 2010 - Assuma a sua negritude!"



Por: Helciane Angélica
Jornalista, integrante da Cojira-AL e Presidenta do Anajô


No sábado (09.01) aconteceu mais uma edição do Tambor Falante – ciclo de debates, projeto implantado exatamente há um (1) ano, que promove encontros periódicos entre lideranças dos segmentos afros, educadores, estudantes e formadores de opinião para discutir temas diversos e até mesmo polêmicos enfatizando o recorte étnicossocial. Permite a troca de opiniões, relatos de experiências e a elaboração de propostas que possam ser transformadas no futuro em produções bibliográficas e que contribuam para a promoção de políticas públicas.

Desta vez, o tema escolhido foi “Censo 2010 – Assuma a sua negritude!”, discutiu-se a necessidade da pesquisa demográfica, a importância dos dados estatísticos, além da elaboração de propostas que garantam a sensibilização da população afro-descendente e também dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A quarta edição do projeto Tambor Falante foi realizada na Igreja Batista do Pinheiro em Maceió e pela primeira vez teve cobertura online (twitter.com/cojiraal). O evento recebeu elogios do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) que colocou uma notícia no seu site, também, foi publicado no site da Fundação Cultural Palmares, no blog www.afrocensos2010.wordpress.com e em veículos da imprensa local.


Participação

Estiveram presentes integrantes das entidades proponentes: o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro e a Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL), além de moradores da Vila Emater, a estudante africana de Guiné Bissau, Glória Intchami e o pesquisador José Bezerra da Silva, ambos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Na ocasião, a jornalista Valdice Gomes – presidente do Sindjornal e integrante da Comissão Nacional dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Conjira) foi convidada para ser a facilitadora do debate e destacou a importância do Censo, além de informar sobre as mobilizações para garantir a sensibilização da população em toda a América Latina por meio de documentários televisivos e campanhas publicitárias para realizarem a auto-declaração em relação à cor, etnia, religião e opção sexual.


Campanha

Diante disso, o movimento negro alagoano inspirado na campanha nacional “Quem é do axé diz que é” lança também a campanha “Assuma a sua negritude”, uma mobilização empenhada no esclarecimento da população local sobre as consequências de informações levianas e/ou equivocadas no ato do questionário, além de incentivar a identidade étnica.

Agora o projeto do ciclo de debates que surgiu de forma tímida e independente, amplia seus horizontes e começa uma nova fase com edições itinerantes junto aos diversos segmentos afros. No tambor falante já foram discutidos temas como: A importância da Lei 10.639/03; Questões raciais e de gênero; e Intolerância religiosa.


Deliberações

A próxima edição já está agendada para o dia 30 de janeiro a partir das 14h, e o tema segue a mesma linha reflexiva: “Censo 2010 – Negritude e Periferia”. A mobilização in loco nas periferias tem um cunho sócio-político e multiplicador de informações, e o local determinado para o encontro não podia ser melhor: a sede do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb) e a Vila Emater no Sítio São Jorge, com pessoas que moram ao lado do lixão e lideranças de outras áreas da periferia da capital alagoana.

Além disso, a implantação de uma comissão executiva irá providenciar os devidos encaminhamentos, como: a articulação de uma audiência com os coordenadores do IBGE-AL para suprimir algumas dúvidas e entregar oficialmente as propostas definidas, como: promover ações midiáticas; realizar seminários com estudantes, professores e quilombolas; dentre outras ações.

O ano começa intenso e com muito trabalho, aguardem mais informações nas próximas edições da coluna axé e no blog da Cojira/AL. Censo 2010, assuma a sua negritude! Axé!


Observação: As informações também foram publicadas na Coluna Axé do jornal Tribuna Independente (12.01.10). Confira outras fotos no blog do Anajô: www.anajoonline.spaces.live.com

domingo, 10 de janeiro de 2010

O Capim


Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:

-Quantos rins nós temos?

-Quatro! - Responde o aluno.

-Quatro? - Replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazer em tripudiar sobre os erros dos alunos.

-Traga um feixe de capim, pois temos um asno na sala. - ordena o professor a seu auxiliar.

-E para mim um cafezinho! - Replicou o aluno ao auxiliar do mestre.

O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala. O aluno era, entretanto, o humorista Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), mais conhecido como o 'Barão de Itararé'.

Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre:

-O senhor me perguntou quantos rins 'nós temos'.. 'Nós' temos quatro: dois meus e dois seus. 'Nós' é um pronome pessoal na 1ª pessoa do plural. 'Nós' é igual a EU+VOCE. Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.


..................................................................................
Boa! kkkkkkkkkk
Recebi no email e não resisti ... é uma bela lição. Nessa vida temos que aprender todos os dias, devemos ser humildes para admitir isso sempre!

sábado, 9 de janeiro de 2010

Trilha sonora - fim de semana (09 e 10.01)

Essa música é perfeita: I look to you (Eu olho para você) interpretada pela diva Whitney Houston, que passou um tempão fora dos holofotes. A música lançada em 2009 foi escrita pelo cantor e compositor RKelly.




quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A bicharada de casa

Por: Helciane Angélica

Uma pessoa ociosa e com uma máquina fotográfica na mão. Faz o que? Eu resolvi tirar fotos dos meus bichos de estimação. Prometo, que da próxima vez vou ler um livro. kkkkkkkkkkkkk


A vira-lata Shyra e a pastor-alemão Mel, respectivamente, com quatro e sete anos.

Mel, o meu xodó

Shyra agarrada com um pão

O encontro no quintal

Huck e Cici - paixão a primeira vista! kkkk

Eita calor... ficou com sede

Cici ficou com fome

A gatinha da casa da minha vó teve filhotinhos, escondeu embaixo da poltrona.

Olha o trio maravilha ... todos siamês.

Esse é o novo integrante da minha casa ... ainda tá sem nome.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

América Negra

Por: Helciane Angélica


Até o dia 22 de janeiro, encontra-se em evidência a série denominada “As Américas têm cor: Afrodescendentes nos Censos do Século XXI", uma parceria entre o Canal Integración/Empresa Brasil de Comunicação, Grupo de Trabalho Afrodescendentes das Américas Censos de 2010, Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem Brasil) e Cone Sul.

As reportagens bilíngues (Português-Espanhol) apresentam os laços da diáspora negra na América Latina para a tela da televisão, ou seja, destacam a diversidade, tons de peles, denúncias e estratégias para superar o racismo em muitas histórias especiais. Dentre os entrevistados estão ativistas negros, governos nacionais, poder público, instituto de estatística e Nações Unidas, além de homens e mulheres negras simples que apresentarão seu cotidiano e dificuldades enfrentadas.

Produzida no período de 17 de novembro a 15 de dezembro de 2009, a série que tem um formato de documentário percorreu sete países: Uruguai, Paraguai, Bolívia, Equador, Panamá, Guatemala e Brasil; busca informar a população das Américas sobre a rodada dos censos 2010-2012 e serão exibidas no sistema público de televisão e também em uma rede de emissoras associadas de televisões privadas de 19 países da América Latina e Caribe. No Brasil passará na NBr, TV Brasil, TV Câmara e TV Senado - mas, existe o interesse em ampliar a estratégia de veiculação em emissoras de televisão comunitárias, legislativas, culturais, educativas e universitárias, além de disponibilizar o conteúdo na internet.

A
pesquisa demográfica que acontece a cada 10 anos é essencial para conhecer a realidade da população e as mudanças de hábitos e comportamentos, e os dados deverão contribuir para a execução de políticas públicas. Os recenseadores terão que passar em aproximadamente 60 milhões de domicílios, onde implantarão um questionário com perguntas diversas, destacando: a posse do registro de nascimento; união entre pessoas do mesmo sexo; computadores domiciliares com acesso à Internet; emigração internacional; e o acesso aos programas de transferência de renda do Governo.

Outro item de extrema importância será a definição quanto a “etnia, raça, cor e crença religiosa”, permitindo a auto-identificação dos indivíduos. Devemos ficar atentos a todas as informações repassadas e principalmente ter responsabilidade no que será respondido. Axé!


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (05.01.10)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Isso realmente é uma vergonha!!!

Cadê a ética profissional e a responsabilidade dos meios de comunicação?!?
O pior, é ainda ter gente que idolatra esses filhos da puta do jornalismo ... uma vergonha para a nossa categoria.

Tô revoltada. Afff!



PRECONCEITO





DESCULPAS



domingo, 3 de janeiro de 2010

Definições do amor


Vida. É o amor existencial.
Razão. É o amor que pondera.
Estudo. É o amor que analisa.
Ciência. É o amor que investiga.
Filosofia. É o amor que pensa.
Religião. É o amor que busca Deus.
Verdade. É o amor que eterniza.
Ideal. É o amor que se eleva.
Fé. É o amor que se transcede.
Esperança. É o amor que sonha.
Caridade. É o amor que auxilia.
Fraternidade. É o amor que se expande.
Sacrificio. É o amor que se esforça.
Renúncia. É o amor que se depura.
Simpatia. É o amor que sorri.
Trabalho. É o amor que constrói.
Indiferença. É o amor que se esconde.
Desespero. É o amor que se desgoverna.
Paixão. É o amor que se desequilibra.
Ciúme. É o amor que se desvaira.
Orgulho. É o amor que enlouquece.
Sensualismo: É o amor que se envenena.
Finalmente, o ódio, que julgas ser a antítese do amor, não é senão o próprio amor que adoeceu gravemente.

........................................................................................
O belo texto foi escrito por Francisco Cândido Xavier.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2010 chegou ... alegria, alegria!





O amor é lindo e a vida é bela.
Em 2010, sorria mais ... com ou sem chapa. Kkkkkkkk
Alegria, alegria!!!