terça-feira, 30 de agosto de 2011

Serra da Barriga – patrimônio de todos



Texto e fotos: Helciane Angélica - Jornalista e integrante da COJIRA/AL


A Serra da Barriga localizada no município de União dos Palmares (AL) foi a sede administrativa do Quilombo dos Palmares, é considerada um palco da resistência negra no Brasil, e também, foi tombada em 1985 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) e é reconhecida como Monumento Histórico, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. É um espaço que está sobre a tutela da Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, onde toda a população alagoana deveria ter orgulho e os afro-descendentes zelarem para que ela seja preservada em toda a sua essência: fauna e flora nativa respeitada; execução de expressões afro-culturais; propagação da história; assim como, a manutenção do Parque Memorial Quilombo dos Palmares instalado em 2007 e que tem contribuído para o desenvolvimento do turismo étnicorracial no Estado.

A Coluna Axé desde janeiro de 2010, ou seja, antes mesmo da implantação do escritório representativo da FCP em União dos Palmares divulgou por diversas vezes a importância desse patrimônio afro e a necessidade de fazer a reforma dos espaços contemplativos, cuja cobertura vegetal anda seca e precisa ser trocada; placas sujas e algumas danificadas; assentos cobertos de musgos e a madeira ficando podre; os áudios em quatro idiomas que não estavam funcionando; o atraso na obra da estrada de acesso mesmo possuindo recurso federal disponível e ainda questionava a inexpressiva atuação do Comitê Gestor do PMQP.

No dia 17 de agosto, o blog A Palavra divulgou que a jornalista e ex-vereadora Genisete Lucena, assumirá a gestão do escritório da FCP em Alagoas nos próximos 30 dias, e foi uma indicação do ex-Deputado Estadual Paulão do Partido dos Trabalhadores (PT). Também traz denúncias pesadas contra o atual gestor Mestre Claudio destacando que ele teve atuação discreta na função e o acusa de omissão quanto à causa das comunidades quilombolas – por determinação judicial, a postagem não pode receber comentários. As críticas são necessárias, mas não podem ser personalistas e injustas!

Mestre Claudio foi uma das pessoas que mais ajudou a comunidade quilombola Muquém e outras dos municípios vizinhos durante as enchentes do ano passado, mesmo perdendo seus pertences pessoais na casa que residia, ele não se abateu, e continuou com o seu serviço, repassando relatórios para a FCP, levando os donativos para as famílias e reivindicando os direitos dos quilombolas nas reuniões com órgãos públicos.

Assumo aqui, o apoio para este homem simples e sem vaidades, onde fez o que estava ao seu alcance diante da burocracia que emperra muitas ações. No último sábado (27.08), estive no Parque e pude observar que os áudios tinham sido retirados para serem concertados e a limpeza estava impecável. O fato é que independente de quem esteja no cargo, os julgamentos serão sempre frequentes e a missão não é nada fácil.

As pessoas esquecem em analisar que um gestor ou gestora precisa ter uma equipe bem estruturada, recursos próprios e infra-estrutura adequada para o trabalho, senão, toda dedicação e compromisso social será em vão. Quando se trata da Serra da Barriga, todos nós temos o dever de cuidar e cobrar a valorização, mas, vamos manter o respeito com as pessoas.


Fonte: Coluna Axé - nº165 - Jornal Tribuna Independente (30.08.11)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bora batucar?!


Tô pensando seriamente em fazer a inscrição, apesar, das minhas dificuldades motoras em tocar qualquer instrumento. kkkkk

domingo, 28 de agosto de 2011

Encontro com as amigas

Na última sexta-feira (26.08) teve saidinha com as amigas para comemorar o aniversário da Bel, na verdade, o encontro improvisado serviu para colocar o papo em dia, tirar o estresse e tomar aquela cerveja gelada. Uma bela noite em ótima companhia na orla de Maceió, isso não tem preço!

Quarteto fantástico ... outros encontros virão
Isabel -  aniversariante gente boa!
Energias sempre boas 
Edi entregou o nosso presentinho
O noivo veio conhecer as colegas doidas

Olha a cara de felicidade com o presentinho!

sábado, 27 de agosto de 2011

Trilha sonora - Fim de semana (27 e 28.08.11)

"O que nos atrasa não é cometer erros, mas continuar insistindo neles" ... eu li isso em uma rede social e, é a mais pura verdade. As mudanças podem ser difíceis, mas são sempre necessárias, para fazermos uma avaliação do nosso próprio eu e redescobrirmos a vida!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Registro Fotográfico: Curso Gênero, Raça e Etnia


Essa semana foi bem agitada, de muito trabalho, preocupações e a participação no curso "Gênero, Raça e Etnia" para jornalistas e acadêmic@s de Jornalismo.

O curso ocorreu nos dias 22 e 23 de agosto, no auditório da Faculdade de Educação e Comunicação do CESMAC, e foi uma realização da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a ONU Mulheres (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres).

No sábado (20.08), a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-AL) - representada por Valdice Gomes, Emanuelle Vanderlei e Helciane Angélica - recepcionou a jornalista baiana Cleidiana Ramos no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Também, aproveitamos para apresentar um pouco da beleza e cultura do Estado de Alagoas, levamos Cleidiana para almoçar no povoado de Massagueira e assistir às apresentações de vários grupos folclóricos na orla de Maceió.

Cleidiana Ramos é Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) na Universidade Federal da Bahia (UFBA); é editora do blog do Mundo Afro, especializado em temas relacionados à identidade negra, cultura afro-brasileira e religiosidade, hospedado no Portal A Tarde Online; também é editora do caderno especial sobre o Dia da Consciência Negra, publicado no jornal A TARDE, desde 2002.

A moça transborda conhecimento e o curso foi maravilhoso, pena, que dois dias só são suficientes para dar uma pincelada no conteúdo. Mas, espero sinceramente que tenha servido para motivar @s participantes a se interessarem mais sobre a temática e desenvolverem produtos midiáticos que sejam comprometidos com o respeito e a igualdade étnicorracial, de gênero e crenças.

Confira o site oficial do curso http://generoracaetniaparajornalistas.wordpress.com/ e algumas imagens desta semana, tiradas por Emanuelle Vanderlei e Elida Miranda.

Almoço de domingo na Massagueira

Pratos regionais

Papo dos bons

Assistindo apresentações culturais na orla de Maceió

Apresentação do Maracatu Baque Alagoano - festividades do mês do folclore

Ao lado da minha amiga-irmã Marcélia

Fiz a atualização do twitter do curso "Gênero, Raça e Etnia" em Maceió

Público bem diversificado: acadêmicos de jornalismo e profissionais que atuam em jornais impressos, TVs, sites e assessorias
Jornalista Cleidiana Ramos foi selecionada para ministrar o curso em oito capitais

Hora do lanche
Prestando atenção nas informações

Leitura crítica de produtos midiáticos sobre a abordagem étnicorracial e de gênero

Apresentação dos debates realizados nos grupos


Relato da liderança indígena Raquel Xucuru-Cariri de Palmeira dos Índios (AL)
Também participei da coletiva de imprensa com Raquel Xucuru Cariri

Entrega de certificados
Presidenta do Sindjornal presenteia Cleidiana Ramos
Eu também não podia deixar de entregar um exemplar do livro sobre a história dos APNs e da Coluna Axé


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Folclore alagoano


O Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de agosto – termo de origem inglesa formado pelas palavras folk e lore que significam povo e saber, ou seja, “saber popular”. É a ciência das tradições e usos populares, representado pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração, a exemplo das lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram junto com o povo.

O Estado de Alagoas possui um dos maiores acervos de manifestações populares do Brasil, com vários folguedos e danças: Guerreiro, Coco, Taieiras, Pastoril, Fandango, Reisado, Baianas, Negras da Costa, Quilombo, Boi de Carnaval, Toré, etc.

E nesta quarta-feira (24.08) às 9h, no Museu Palácio Floriano Peixoto localizado no Centro de Maceió terá uma importante solenidade em homenagem a ícones da cultura alagoana, com a entrega do certificado e a inclusão de onze mestres no Livro do Patrimônio Vivo Alagoano. 

Receberão o título: o cordelista Jorge Calheiros; a rezadeira e parteira Anézia Maria da Conceição; o artesão do barro João das Alagoas; os mestres de guerreiro Artur Moraes dos Santos e André Joaquim dos Santos; a bonequeira Maria de Lourdes Menezes; a rainha e coordenadora de guerreiro Anadeje Morais da Silva; o mestre de reisado Expedito Tavares dos Santos; o violeiro, trovador e cordelista João Pereira Lima; o violeiro e repentista Severino João da Silva, o Jaçanã; e a ialorixá Neide Oyá de Oxum, coordenadora espiritual Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb) que atua no Conjunto Village Campestre II, periferia de Maceió. Trabalha há 21 anos com a cultura afro-brasileira, Mãe Neide é um exemplo para todos que propagam a cultura afro-brasileira; já recebeu comendas importantes no Estado de Alagoas.

“Este é um momento ímpar na minha vida, pois quando abracei esta causa tudo o que eu esperava era o reconhecimento que vem acontecendo ao longo dos anos”, contou. Mas também, afirmou à Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), que este não é um reconhecimento apenas pessoal. “Esta é uma vitória do meu povo, da minha religião, para que eu possa repassar os saberes, mantendo o resgate da nossa religião e da nossa vida ancestral”, explicou a ialorixá.

Todos os Patrimônios Vivos receberão a partir de agora uma bolsa de incentivo vitalícia de 1,5 salário mínimo com o intuito de garantir a manutenção dos grupos e o repasse dos conhecimentos. Parabéns a todos os amantes da cultura popular e nordestina, que contribuem diariamente para o fortalecimento da identidade cultural e a preservação do rico folclore alagoano e precisam de mais investimento público.


Fonte: Coluna Axé - nº164 - Tribuna Independente (23.08.11)

domingo, 21 de agosto de 2011

Amar-se



Amar-se mais, respeitar-se a si mesmo, ter cuidado consigo mesmo, pensar em si mesmo... pode parecer uma maneira egoísta de se levar a vida, pois aprendemos que devemos pensar nos outros de maneira altruísta. Mas pensar em si mesmo não significa "pensar só em si mesmo."

No entanto, é impossível pensar em outros se não temos o mínimo de respeito e amor por nós mesmos. Se não sabemos como conduzir bem nossa própria vida, como podemos esperar ajudar outros nas suas necessidades, nas suas carências, nas suas esperanças? Se nos sentimos carentes, como ajudar outros a suprirem as próprias carências?

Quando viajamos de avião, nos avisos de segurança eles dizem que em caso de pressurização para colocarmos primeiro a máscara em nós mesmos para depois colocarmos nas crianças. É uma coisa que faz muito sentido e na vida funciona da mesma maneira.

Jesus disse para amarmos ao próximo como a nós mesmos. Uma pessoa que não se ama é incapaz de amar outra coisa ou alguém, pois o amor é algo que vem de dentro pra fora e não algo que procuramos captar do exterior.

Amar-se, sem exagero, sem uma preocupação excessiva consigo mesmo é um bem que fazemos não só a nós mesmos, mas a todos aqueles que fazem parte do nosso círculo de amigos, colegas, conhecidos. Estar ao lado de alguém que está sempre reclamando da vida, dos outros, dos próprios problemas acaba nos tirando a vontade de estar perto dessa pessoa, pois necessitamos de coisas mais alegres que constantes lamentações.

Então, pelo nosso bem, pelo bem de todos, devemos pensar um pouco mais em nós mesmos. Só podemos contaminar outras pessoas se estivermos nós mesmos contagiados com o vírus do positivismo e do bem-estar. Só podemos iluminar se a luz estiver dentro de nós, se formos portadores de coisas boas.

Assim, vivamos para os outros, mas vivamos também por nós. Com moderação, com amor e dedicação. Tudo justo, na medida exata.


Texto fantástico escrito por: Letícia Thompson

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Inscrições prorrogadas


Atenção colegas jornalistas!!!

As inscrições para o 1º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento foram prorrogadas para o dia 31 de agosto. Serão distribuídos R$ 35 mil reais em sete categorias: mídia impressa; televisão; rádio; mídia alternativa ou comunitária; internet; fotografia; e especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros.

Essa premiação é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio) vinculada Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), tem como objetivo valorizar a cobertura jornalística qualificada sobre temas relacionados à população negra, além de estimular trabalhos que promovam a igualdade racial na mídia.

Eu separei três produções minhas que foram publicadas no blog da Cojira-Alagoas, não sei se são boas para concorrer, mas não custa nada tentar. Com a ampliação dos dias de inscrição, vou organizar a documentação com mais calma para colocar nos Correios e tenho certeza que incentivará outros profissionais atrasados como eu para participar.

Confira o site oficial e leia o regulamento: http://www.premioabdiasnascimento.org.br/

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Festa do Meado de Agosto


Aconteceu ontem, 15.08, no Sítio Voltano localizado no Município de Taquarana uma grande festa organizada pela Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos Passagem do Vigário e Poços do Lunga – QUILOMBO LUNGA, denominada Festa do Meado de Agosto edição 2011. Essa festa é a mais antiga e expressiva confraternização das comunidades rurais banhadas pelo Rio Lunga, localizado no agreste alagoano acentuando e unindo as fronteiras administrativas e geográficas dos municípios de Taquarana, Coité do Nóia, Igaci, Palmeira dos Índios e Belém.

Secularmente organizada para celebrar o período da colheita, também é um patrimônio de valor inestimável para seus moradores, que relembram suas heranças culturais e compartilham com os visitantes. A programação teve início com uma profissão seguida de apresentações artísticas: Maracatu Afro Caeté (Maceió); Matuto Cidadão – Cordel (Taquarana); Dança Afro Pérolas Negras (Pau D’arco/ Arapiraca); Baianada (Oiteiro/Penedo); Banda de Pífanos (Tabacaria/Palmeira dos Índios); e Capoeira PETI (Quilombo Lunga/Taquarana). A programação também contou com a oficina “Gênero, Raça e Sexualidade” ministrada pela Assistente Social Mabel Araújo.

A atividade promovida pelo Quilombo Lunga, contou com a Produção Cultural e Assessoria de Comunicação de Keka Rabelo; Designer Gráfico Marcos Eliziário, patrocínio da Thudo Comunicação Visual. E o apoio cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, NEAB, Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Penedo, Deputado Estadual Judson Cabral, Alternativa Produções, Coletivo Afro Caeté e Sururu Fresco Arte, Cultura, e Política.

Fonte: Coluna Axé - nº 163 - Tribuna Independente (16.08.11)

domingo, 14 de agosto de 2011

Dia dos pais



"Sábio é o pai que conhece o seu próprio filho"
(William Shakespeare)


Esse é o meu coroa Helcias Pereira é, e sempre será, um grande companheiro. Eis um grande amigo, uma pessoa que confio e compartilho minhas angústias e vitórias. Com tantos erros e acertos evidentes em qualquer ser humano, às vezes, se comporta igual criança, e eu tenho que ser mais mãe dele que filha. Enfim, é um cara massa ... que agradeço por existir no meu caminho!!! Feliz Dia dos Pais!!! 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Lei Maria da Penha


Neste domingo, 7 de agosto, completou-se cinco anos que a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) foi implantada no Brasil. Busca criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.

Para a Organização das Nações Unidas é uma das três melhores do mundo nessa área, a lei constitui uma importante conquista na implementação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as mulheres e no combate à violência doméstica e é reconhecida por mais de 80% da população.

Trata-se de um marco histórico, também, fruto da luta do Movimento de Mulheres e tem contribuído para avanços expressivos: o número de processos baseados na lei já ultrapassa os 300 mil, beneficiando mais de 70 mil mulheres através de medidas de proteção. Segundo pesquisa da Fundação Perseu Abramo, a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas no Brasil.

Dentre as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, estão: violência física (qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal); violência psicológica (cause dano emocional e diminuição da auto-estima, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação); violência sexual (conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição); violência patrimonial (configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos); e a violência moral (configure calúnia, difamação ou injúria).

Até agora, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Governo Federal já se apoiou a criação de 104 equipamentos públicos em 60 municípios de 23 estados brasileiros. São espaços como Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Núcleos especializados de Atendimento à Mulher da Defensoria Pública e 34 Promotorias e Núcleos Especializados do Ministério Público. Outra importante ação foi a criação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – que desde abril de 2006 até junho deste ano, contabilizou 1.952,001 atendimentos. Desses, 434.734 registros se referem a informações sobre a Lei Maria da Penha (11.340/06), o que corresponde a 22,3% do total das ligações. Saiba mais nos site: www.sepm.gov.br.


Fonte: coluna Axé - nº162 - Tribuna Independente (09.08.10)

domingo, 7 de agosto de 2011

Meu bem-querer

Foto: Helciane Angélica


Ser ético é fácil, porém, difícil é aprender ser. Não se aprende na escola, a aprendizagem está no lar, lá no início do saber, com o pai e mãe professores, a partir do momento do estabelecer o sim ou não, do pode e deve, ou não e cresce com o crescer de cada ser.

São princípios, são limites, são regras não escritas, mas, estabelecidas no dia a dia, com ensinamentos ditos e exercitados, e experiências vivenciadas.

Os pais são mestres e modelos. São direitos com obrigações, é poder com responsabilidade. Não existem cartilhas, nem código de ética do ser humano, ela é o retrato vivo de cada indivíduo, do seu proceder e ser, dinâmico e ajustável a cada tempo, a cada comunidade, classe, grupo social ou sociedade, atendendo a necessidade do bem viver, do ser íntegro, honesto, do zelar pelo todo, do respeito por mim, pelo outro, do meu, do outro e o de todos, estabelecendo a melhor qualidade de relação no conviver ou do viver com.

No ser ético não existe favorecimento, jeitinho, tirar vantagem ou aproveitar o momento da minha posição. Fala-se muito e propaga-se a cidadania. Não posso estabelecer no outro sem ser, ser ético é ser cidadão! É vida, vivida que se passa de geração a geração.


Texto escrito por Jatanael Moreira e Silva - publicado no Caderno Digital do Jornal Gazeta de Alagoas  (18.05.11) 

sábado, 6 de agosto de 2011

Jantar solidário - Eu fui!

Ontem (05.08) fui ao 2º Jantar Solidário promovido pela Associação italiana Pachamama, com o objetivo de arrecadar recursos financeiros para ajudar os projetos executados pela Comissão Pastoral da Terra em Alagoas (CPT-AL). Noite agradável, com boa música e comida saborosa!!!

A cada ano é melhor!

Boa companhia!

Adorei a decoração!

Casa cheia e público diversificado.

1ª entrada:  Vitello tonnato (fatias de carne de bezerro com molho de atum)

Ao lado da amiga professora Madalena
2ª entrada:  Melanzane alla parmigiana (berinjelas com tomate e queijo)

Show com artista Guilla Gomes ... parece o Djavan, né? E a voz também é linda!

Quem não foi, perdeuuuuuu!

Tia Nete e Mainha
Prato principal: Penne al pesto

Ao lado da amiga e advogada Lana

Sobremesas deliciosas: Bunet e Panna cotta alle fragole 
Buon appetito!

Trilha sonora - Fim de semana (06 e 07.08.11)

Gostavaaaa tanto de você!!!
Você parece uma sombra, já é passado ... mas, ainda insiste em ficar na minha mente e interfere no meu futuro.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Pachamama e CPT realizam 2º Jantar Solidário


A ação promove a integração sócio-cultural entre o Brasil e a Itália, tem como objetivo arrecadar recursos financeiros para ajudar na luta pela reforma agrária em Alagoas



Por: Helciane Angélica - Jornalista da CPT/AL


Nesta sexta-feira (05.08) a associação italiana Pachamama em parceria com a Comissão Pastoral da Terra em Alagoas (CPT-AL) realizarão o 2º Jantar Solidário com o melhor da gastronomia italiana e ainda terá show artístico com Guilla Gomes que interpretará clássicos da MPB. O evento iniciará às 20h, no Centro Social Rural da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (FETAG-AL), localizado no bairro da Mangabeiras em Maceió.

Os organizadores já realizaram várias atividades na Itália e esperam consolidar o jantar solidário no calendário cultural da capital alagoana, além de reverter todo subsídio financeiro nos projetos desenvolvidos pela CPT, a exemplo dos “Semeadores da saúde”, curso de capacitação para camponeses da zona da mata e litoral norte na prevenção de doenças.

Nós conhecemos o trabalho desenvolvido pela CPT, sabemos que são pessoas honestas que estão à frente da entidade e acreditamos na luta pela reforma agrária. No ano passado o evento foi um sucesso e nesta edição esperamos receber no mínimo 100 pessoas. Achamos essa ação muito boa para divulgar o trabalho, atrair novos parceiros e ainda arrecada dinheiro para ajudar as famílias camponesas”, afirmou Omar Borio, Presidente da Pachamama.

Serão servidos os pratos italianos tradicionais: duas entradas, Vitello tonnato (fatias de carne de bezerro com molho de atum) e Melanzane alla parmigiana (berinjelas com tomate e queijo); Penne al pesto (macarrão com molho de manjericão) como prato principal; e duas sobremesas, Bunet (pudim de chocolate com biscoito "amaretto") e Panna cotta alle fragole (doce feito com leite e morangos).

As pessoas interessadas em participar e conhecer melhor as ações desenvolvidas, devem procurar antecipadamente os coordenadores estaduais para adquirir os ingressos no valor individual de R$40,00 (quarenta reais). A CPT-AL existe há 27 anos, luta pelos direitos das famílias camponesas por água de qualidade, moradia digna e terra para a produção agroecológica.

ASSOCIAÇÃO PACHAMAMA
A instituição italiana foi fundada no dia 21 julho de 2009 na cidade de Torino, é formado por profissionais de várias áreas que defendem a luta pela reforma agrária. Eles realizam palestras na Universidade de Torino, jantar brasileiro no mês de dezembro, eventos de formação e divulgação das ações da CPT. No Brasil, já fizeram visitas em acampamentos e assentamentos, participaram da Romaria da Terra e das feiras camponesas e prestam solidariedade às famílias camponesas que vivem há vários anos nas barracas de lona. A palavra “Pachamama” significa “Terra Mãe” – do quíchua Pacha, "universo", "mundo", "tempo", "lugar", e Mama, "mãe", "Mãe Terra" – também é uma deusa cultuada pelos povos andinos do Peru e Bolívia. Outras informações no site oficial: www.pachamama.to.it


SERVIÇO
2º Jantar Solidário
Onde? Centro Social Rural da FETAG – Travessa João Davino, nº330, Mangabeiras. Maceió-AL
Quando? 05 de agosto de 2011 (sexta-feira)
Horário? 20h
Valor? R$ 40,00 (por pessoa)
Realização: Associação Pachamama e CPT-AL
Mais informações: (82) 9127-5773 (Carlos) / 9126-1532 (Heloisa) / 9306-9393 (Omar)

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Curso: gênero, raça e etnia


Jornalistas profissionais (repórteres, produtores, pauteiros, redatores, editores, fotógrafos, repórteres cinematográficos de veículos impresso, on-line e eletrônicos), além de estudantes de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo a partir do 6º período, podem se inscrever até amanhã (03.08), no curso de Gênero, Raça e Etnia.

A atividade é gratuita, terá certificado e acontecerá em oito cidades: Belém (PA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Em Maceió será nos dias 22 e 23 de agosto, das 18h às 22h, no auditório da Faculdade de Educação e Comunicação do Centro Universitário Cesmac localizado na Rua Angelo Neto, no bairro do Farol.

A iniciativa faz parte da cooperação estabelecida entre a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a ONU Mulheres – entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e o empoderamento das mulheres – celebrada no 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, para o pleno cumprimento dos princípios dos direitos humanos e marcos internacionais referentes ao gênero, raça e etnia no Brasil, além de ser um marco importante no Ano Internacional das e dos Afrodescendentes.

Tem o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, conta com a assessoria técnica e financeira do Programa Regional de Incorporação das Dimensões de Gênero, Raça e Etnia nos Programas de Combate à Pobreza da Bolívia, Brasil, Guatemala e Paraguai e do Programa Interagencial de Gênero, Raça e Etnia do Sistema ONU no Brasil, e é financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Os interessados devem procurar imediatamente o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal), pois são apenas 50 vagas: sindjornal@uol.com.br / 3326-9168. Acompanhe outras informações no blog www.generoracaetniaparajornalistas.wordpress.com e nas redes sociais: twitter.com/grejornalistas e facebook.com/grejornalistas.


Fonte: Coluna Axé - nº161 - Jornal Tribuna Independente (02.08.11)

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CONVITE: 2º Jantar Solidário



Esse foi o melhor cartaz que fiz na vida ... pelo menos, eu gostei! Clique na imagem para melhorar a visualização.

Quem tiver interesse em participar, procure os coordenadores estaduais para comprar o seu ingresso ou na sede da CPT-AL: (82) 3221-8600.