terça-feira, 30 de abril de 2013

APNs 30 anos

Os Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) é uma entidade do movimento social negro, fundada no dia 14 de março de 2013, que teve origem dentro da Igreja Católica e atualmente agrega pessoas de várias crenças religiosas. No período de 1º a 5 de maio de 2013, terá uma ampla programação sócio-política-cultural nas cidades alagoanas de Maceió e União dos Palmares.
 
Estarão presentes membros da entidade nacional oriundos de 12 Estados, além de convidados internacionais e autoridades políticas a exemplo da Ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas pela Igualdade Racial (Seppir) onde fará a conferência magna no Simpósio Internacional sobre o tema “Avanços das Políticas Públicas para a Igualdade Racial no Brasil”.
 
O simpósio acontecerá nos dias 02 e 03 de maio, no Centro de Convenções de Maceió, com várias mesas temáticas: Comunidades Eclesiais de Base nos Anos 80; A contribuição e Afirmação do Movimento Negro no Brasil; Os APNs o Macro-Ecumenismo e a Luta contra a intolerância religiosa; A Educação como instrumento de formação e redução da desigualdade racial no Brasil; A promoção da igualdade racial no contexto da América Latina. Para estudantes e gestores locais, os interessados precisam encaminhar os dados (nome, instituição que participa e contatos) para o email onganajo@hotmail.com, e, pagar a taxa simbólica de R$5 no credenciamento.
 
Também terá cerimônia de acolhida na Praça Marcílio Dias, amanhã (01.05) às 15h; a Noite Oke Odum (A graça do ano) nessa quinta-feira (02.04) a partir das 19h, no Teatro Deodoro; além da Exposição Xirê do Tempo e a 1ª Expo Afro Alagoas. A celebração conta com o apoio do Governo de Alagoas, Prefeitura de Maceió, Prefeitura de União dos Palmares, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Centro Universitário Cesmac, Instituto Zumbi dos Palmares, Sinteal, CPT, Casal; além das vereadoras Fátima Santiago e Tereza Nelma, e o Deputado Estadual Paulão. Saiba mais: www.apns30anos.blogspot.com.
 
 
Fonte: Coluna Axé - Jornal Tribuna Independente - nº247 (30.04.13)
Edição: Helciane Angélica - Jornalista/COJIRA-AL

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sessão conjunta discute o tema da Campanha da Fraternidade 2013


A atividade é uma iniciativa da vereadora Fátima Santiago (PP) e o Deputado Estadual Judson Cabral (PT), em parceria com a Arquidiocese de Maceió


A Câmara Municipal de Maceió e a Assembleia Legislativa de Alagoas realizam nessa sexta-feira (26.04), uma sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema central “Juventude e Fraternidade” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). É uma iniciativa da vereadora Fátima Santiago (PP) e do Deputado Estadual Judson Cabral (PT), em parceria com Arquidiocese de Maceió. A atividade ocorrerá a partir das 9h no plenário da Assembleia Legislativa – Praça Dom Pedro II, Centro, Maceió-AL.

A Campanha da Fraternidade existe desde 1962, e, ocorre sempre durante o período litúrgico da Quaresma buscando a reflexão sobre problemáticas e questões sociais que encontram-se em destaque e atingem a população brasileira. O tema desse ano chama a atenção sobre a participação do jovem na sociedade e na Igreja, diante da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco. 

 Na sessão, também serão discutidos os conflitos sociais vivenciados pela juventude alagoana. “A escolha dessa temática ganha mais respaldo diante da dura realidade que estamos presenciando cotidianamente, onde muitas vidas estão sendo ceifadas pela criminalidade e o tráfico de drogas. E de acordo com as estatísticas acompanhadas pelo programa Juventude Viva, os homicídios atingem principalmente pessoas de 15 a 29 anos, onde na sua maioria são jovens negros do sexo masculino, que moram nas periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos”, destacou a Fátima Santiago. 

Essa é mais uma oportunidade de integração entre as duas casas legislativas e mostra a solidariedade em relação à discussão nacional apresentada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); além de estimular a discussão  sobre as políticas públicas. A atividade é direcionada principalmente, para religiosos, pastorais sociais, lideranças juvenis e gestores. Participe!


SERVIÇO
Sessão Pública sobre a Campanha da Fraternidade 2013
Dia/Hora: 26 de abril de 2013 (sexta-feira) às 9h
Local: Plenário da Assembleia Legislativa – Praça Dom Pedro II, Centro, Maceió-AL
Mais informações: (82) 3221-0580 / 8845-4990 / 9984-2063


 Assessora de Comunicação
Helciane Angélica S. Pereira – Jornalista 1102 MTE/AL
(82) 8831.3231 / 9984-2063 / helciane.angelica@gmail.com

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Evento dos APNs terá pré-lançamento do Prêmio Nacional Abdias Nascimento


A celebração em homenagem aos 30 anos dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) conta com o apoio da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (COJIRA-AL/Sindjornal), e agora, a parceria ficou ainda mais fortalecida com a inclusão na programação do Pré-lançamento do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento.

A atividade acontecerá no dia 02 de maio, às 8h, no auditório do Centro de Convenções de Maceió. O prêmio é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) com o apoio da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira) vinculada a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj). Tem como principal objetivo destacar a importância do prêmio que valoriza as produções jornalísticas sobre questões étnicorraciais, cultura afro e o cotidiano da população afrodescendente.

"Esse será mais um importante momento em nossa programação, já que, poderemos divulgar a premiação para os profissionais de comunicação, assim como, para lideranças do movimento negro alagoano e ativistas vinculados aos APNs oriundos de várias partes do país. Esperamos que os próprios segmentos afros contribuam para a sensibilização dos comunicadores quanto a divulgação das questões étnicorraciais", destacou a jornalista Helciane Angélica - Coordenadora Estadual dos APNs-AL, Coordenadora Nacional de Comunicação e Mobilização, e integrante da Cojira-AL.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

CONVITE: 30 anos dos APNs

Prestigie a celebração em homenagem aos 30 anos de existência dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), será um momento inesquecível!


domingo, 21 de abril de 2013

Trilha sonora - fim de semana (20 e 21.04.13)

E nessa semana, tem show da sambista Alcione em Maceió. Tenho certeza que terá muito negão de tirar o chapéu e música de qualidade ... não posso perder! :D
 
 

terça-feira, 16 de abril de 2013

Parceria importante

No dia 04 de abril, teve o Curso Relações Étnicorraciais para Operadores do Sistema de Justiça em Alagoas, e, a oficina sobre Identificação e Abordagem do Racismo Institucional.
 
A iniciativa foi uma realização instituída a partir do termo de cooperação assinado pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, e pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça alagoano (TJ/AL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo. Tem como objetivo central, promover a capacitação de operadores do Direito sobre o entendimento das relações étnicorraciais e o enfrentamento do racismo no exercício diário de suas atividades.

O curso também integrou o Juventude Viva – Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra – a primeira etapa foi lançada em Alagoas e o desafio é ampliar a ação para mais cinco Estados (132 municípios que concentram 70% dessas mortes). Também prevê a integração com o envolvimento do movimento negro, movimentos juvenis, representantes do Hip Hop, de especialistas em segurança pública e atores governamentais nas esferas federal, estaduais e municipais.

As práticas racistas e as demais formas de preconceito ocorrem diariamente, inclusive, no local de trabalho e nos órgãos públicos (racismo institucional), e, a sociedade precisa saber identificar e denunciar, foi o que ressaltou a Ministra Luiza Bairros: “O racismo é fácil de ser encontrado e causa efeitos concretos nas vidas das pessoas, inclusive a probabilidade de viver ou morrer", completou ainda, “é a partir da pressão social que a gente pode fazer com que instituições como o Ministério Público, entre outras do Poder Jurídico, se comprometam com aquilo que é mais essencial para o conjunto da sociedade”, disse.

A luta é constante para garantir a igualdade racial e o respeito; e esse deve ser um compromisso de todos! Vamos em frente, buscando mais políticas de ações afirmativas. Axé!

Fonte: Coluna Axé - nº245 - Jornal Tribuna Independente. (16.04.13)
Edição: Jornalista Helciane Angélica / COJIRA-AL

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Coordenador Nacional dos APNs participa de reunião geral dos 30 anos


No período de 3 a 6 de abril, Nuno Coelho, Coordenador Geral  dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) estará em Alagoas para se reunir com o Comitê Estadual de Organização da celebração dos 30 anos que ocorrerá em maio.
 
Esse será um momento importante para definir as estratégias e encaminhamentos finais do evento; além de avaliar a infraestrutura que já estar garantida e definir as equipes de trabalho. Também serão articuladas visitas de cortesia em órgãos públicos e parlamentares.
 
A reunião geral acontecerá no dia 05 de abril (sexta-feira), a partir das 16h, no auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC/Prefeitura de Maceió).
 

terça-feira, 2 de abril de 2013

Ele não nos representa!

Publicações em redes sociais, atos públicos, cartazes, apitaço, gritos, manifestos e “até malhação de Judas”... vale tudo, para exaltar a insatisfação contra o atual presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP).
 
Na última quarta-feira (27.03), houve muita confusão, empurra-empurra e duas pessoas acabaram presas pela Polícia Legislativa, após um protesto que exigia a sua renúncia. O Deputado que também é pastor evangélico, tem recebido críticas por sua postura ofensiva, muitas vezes, considerada racista e anti-homossexual; e ainda responde por dois processos no Supremo Tribunal Federal (STF): um sobre estelionato e outro por acusação de homofobia.
 
Em 2011, publicou em seu twitter: "Sobre o continente africano repousa a maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, Aids, fome... etc"; escreveu ainda, "a podridão dos sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, à rejeição. Amamos os homossexuais, mas abominamos suas práticas promíscuas".
 
E na última sexta-feira (29.03) à noite, durante um culto em um ginásio de Passos (MG), o parlamentar fez mais uma declaração polêmica e que foi publicada no jornal Folha de São Paulo: “Essa manifestação toda se dá porque, pela primeira vez na história desse Brasil, um pastor cheio de espírito santo conquistou o espaço que até ontem era dominado por Satanás”.
 
O descontentamento sobre a escolha do presidente da Comissão estar longe de ser apenas da sociedade civil, tem se tornado comum notas públicas de instituições como a ONG Anistia Internacional que afirmou "(...)É grave que tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome"; a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), organismo vinculado à CNBB, se pronunciou “A imediata reação contrária à nova Presidência da CDHM reforça a convicção de que a atuação da Comissão no parlamento não pode retroceder e que sua missão transcende os interesses particulares, tendo em vista que os objetivos da CDHM presumem uma interação constante com a sociedade civil”; e até o Procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que Feliciano "não é adequado" para ocupar o cargo na Comissão; e ex-presidentes da Comissão também condenam a atuação vexatória, “Mais uma vez, ele mostra desequilíbrio, inclusive emocional, para presidir uma comissão. É um cargo que exige parcimônia, respeito”, disse a deputada federal Manuela D´Ávila (PC do B-RS), que presidiu a CDH em 2011.
 
Enquanto isso, os protestos continuam!

Fonte: Coluna Axé - nº244 - Jornal Tribuna Independente (02.04.13)
Edição: Jornalista Helciane Angélica (MTE/AL 1102)- Com informações de agências nacionais