sábado, 28 de setembro de 2013

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sessão pública aborda violação dos direitos da pessoa idosa


Por: Helciane Angélica - Jornalista


Nessa segunda-feira (30.09.2013), a partir das 9h, acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Maceió a sessão pública sobre o tema: “Violação dos Direitos da Pessoa Idosa”. Foi proposta pela vereadora Fátima Santiago (PP), também tem como objetivo refletir sobre os dez anos da Lei Federal nº10.741/2003, que instituiu o Estatuto do Idoso para regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

Foram convidados gestores públicos; conselheiros que atuam na fiscalização de políticas públicas destinadas às pessoas idosas; núcleos e coordenações de proteção ao idoso; coordenadores de casas de abrigo; cuidadores; idosos e familiares.

“No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Nacional e Internacional do Idoso e a Câmara Municipal de Maceió não poderia deixar de abordar sobre essa importante parcela da população que tem crescido em todo o país, e ainda, avaliar seu papel na sociedade. A pessoa idosa merece o respeito de todos, tem o direito de envelhecer com saúde e de forma ativa. Não podemos mais tolerar os casos de violência, negligência e abuso financeiro que muitas vezes é cometido por aqueles que deveriam lhe proteger e amar”, destacou Fátima Santiago – integrante da Comissão Parlamentar de Defesa dos Direitos do Idoso.

Na ocasião, terá a apresentação de um coral e jogral produzido por estudantes de escolas públicas para homenagear os idosos presentes. E também, será entregue o Título de Cidadão Honorário a Crismédio Vieira Costa Neto – Educador e Coordenador Estadual da Pastoral da Pessoa Idosa em Alagoas – por sua incessante luta em defesa dos direitos das pessoas idosas, combate das várias formas de violência, além de estimular ações que promovam a qualidade de vida e a autoestima.

Cartilha ilustrada
Outra importante ação a ser realizada na atividade, é o lançamento oficial da cartilha em formato de gibi que contém trechos do Estatuto do Idoso. Trata-se de um trabalho voluntário produzido por Marcello Fernando Caldin e ilustrada por Roberto Thot, que autorizaram a reprodução e distribuição gratuita do material. De acordo com a vereadora Fátima Santiago, a proposta é divulgar o material em todas as escolas da rede pública e instituições que defendem políticas públicas direcionadas ao idoso, e, já conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

sábado, 21 de setembro de 2013

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Feriado de sol e amizade

No dia 16 de setembro, é o dia de Emancipação Política de Alagoas e aniversário da minha grande amiga Lia Melo. Fomos comemorar na Praia do Francês localizada no município de Marechal Deodoro (AL). É tão simples ser feliz, basta termos amizades sinceras e família unida, e, para mim foi uma honra receber o convite para ficar ao lado dessas pessoas especiais.  Celebremos a vida!


 










quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Violência contra a mulher

Na última sexta-feira (13.09), ocorreu uma sessão especial no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas, presidida pelo Deputado Estadual Fernando Toledo – Presidente da ALE – e que contou com a presença da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência Contra a Mulher. A Comissão esteve em Alagoas em junho de 2012 e foi constatado que as mulheres tinham várias dificuldades para ter acesso aos órgãos de amparo às vítimas de violência feminina. 

Na ocasião, a Deputada Federal Rosinha da Adefal (PTdoB) destacou a dupla vulnerabilidade das mulheres deficientes, na condição física ou sensorial, para se defenderem das agressões; além disso, existem casos de mulheres surdas que não conseguiram registrar a ocorrência porque não tinham profissionais capacitados para se comunicar através de Libras. Já o Deputado Federal Paulão (PT), também demonstrou sua preocupação com as mulheres de povos indígenas e quilombolas, cujas informações não chegam e seus direitos não são respeitados. E a vereadora Fátima Santiago (PP) reforçou a necessidade de um atendimento mais humanizado para as mulheres vítimas de violência sexual, na sua opinião, o Instituto Médico Legal (IML) é um ambiente invasivo e elas poderiam ser atendidas pelo(a) seu(a) próprio(a) ginecologista, ou ainda, por outro profissional de sua confiança e que se sentisse mais confortável. 

A Senadora Ana Rita (PT-ES) – relatora da CPMI – apresentou o relatório final que contém 1.040 páginas, constando o diagnóstico de toda a situação de violência no País e sugestões para melhorar as políticas públicas de enfrentamento aos índices criminais em 17 estados brasileiros. Ao todo foram 73 recomendações, mas, boa parte direcionada para órgãos estratégicos: 27 para o Estado, 10 para o Poder Executivo, cinco para o Poder Judiciário, oito para o Ministério Público e quatro para a Defensoria Pública. 

Atualmente, o Estado de Alagoas é o vice-líder com uma média de 8,3 homicídios a cada 100 mil mulheres. Obtenha mais informações sobre o relatório da CPMI da Violência contra a mulher no site www.anarita.com.br.


Fonte: Coluna Axé - 267ª edição – Jornal Tribuna Independente (17 a 23/09/2013) 
Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

sábado, 14 de setembro de 2013

Trilha sonora - fim de semana (14 e 15.09.13)

Em homenagem ao Rock in Rio 2013, uma das melhores bandas do planeta e de todos os tempos.
Guns N Roses ... adoro!


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Dama da noite






Por: Helciane Angélica



As flores "Dama da Noite" desabrocharam aqui em casa.

É sempre uma grata surpresa.

Momento de orgulho por ver aquela planta sem graça, uma parente distante de samambaia

Transformar-se em encanto e delicadeza.

De repente, aparece do nada, quase sem querer.

Toda exuberante.

Tão efêmera, quanto uma madrugada.

Com uma beleza hipnotizante.

E de essência calmante.

Mas que pela manhã ... cai e morre.






terça-feira, 10 de setembro de 2013

Cultura afroalagoana

Na última sexta-feira (06.09), no auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) localizado no bairro histórico do Jaraguá – ocorreu uma expressiva reunião com segmentos da cultura afroalagoana. A convocatória partiu do Presidente da FMAC, Vinícius Palmeira, em conjunto com o seu corpo técnico. Teve como objetivo destacar a importância dos editais públicos, que são ferramentas mais justas e democráticas para efetivar o patrocínio cultural e o repasse de recursos públicos. 

Outro ponto expressivo foi a leitura da carta emitida por Jairo Campos, Reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), que transfere a seção do projeto “Xangô Rezado Alto” para o órgão municipal vinculado à Prefeitura de Maceió. “Há três anos, existe um esforço grande para consolidar o dia 02 de fevereiro e marcar a face negra e a valorização da negritude. Esse projeto já tem um convênio firmado com o Ministério da Cultura e queremos ampliar as atividades”, afirmou Vinícius Palmeira. 

Também foi repassada a informação que o governo municipal pretende executar uma programação especial na semana da consciência negra, com: apresentações, exposição, feira de artesanato, oficinas e ações de estética. 

No debate, foi ampliada a discussão sobre a revitalização das praças públicas que tem nomes de personalidades negras e exaltam a história afroalagoana; além definir um calendário afro-permanente com ações sócio-culturais e de formação durante o ano todo: Lavagem do Bomfim (janeiro); Quebra de Xangô (fevereiro); 21 de março – Dia Internacional de Combate ao racismo; 13 de maio – Dia Nacional de luta contra o racismo; Agosto popular; Mobilização pró Saúde da População Negra (outubro); 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares; e o Dia de Iemanjá e Festa das Águas (dezembro).

No encerramento, ocorreu a composição de comitês para aprofundar as demandas do projeto Xangô Rezado Alto, e, outro grupo para refletir sobre a cadeia produtiva nas ações afro-culturais em Maceió. Estiveram presentes representantes de grupos afro-culturais (dança-afro, maracatu, afoxé), capoeiristas, religiosos de matrizes africanas e lideranças de organizações não-governamentais; além da representação do escritório estadual da Fundação Cultural Palmares/Minc em Alagoas. 

Que o diálogo e a valorização da cultura afrobrasileira seja uma Política de Estado! Axé! 


Fonte: Coluna Axé - 266ª edição – Jornal Tribuna Independente (10 a 16/09/2013).
Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

sábado, 7 de setembro de 2013

Trilha sonora - fim de semana (07 e 08.09.13)

Marie Dionne Warwick é uma cantora norte-americana, e, prima de primeiro grau de Whitney Houston.
O talento é de família!  :)

 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Gatalhada da casa

A gata Branca de Neve deu cria e ainda bem que apareceram famílias adotivas para ficarem com os pequenos! :D






















terça-feira, 3 de setembro de 2013

Agosto Popular

A Praça Santa Tereza no bairro da Ponta Grossa em Maceió, no último sábado (31.08), foi o palco da terceira edição do projeto “Agosto Popular - Celebrando Cultura Popular”, uma realização da Articulação pela Cultura Popular e Afro-alagoana, em parceria com o Cepa Quilombo, Quintal Cultural, Coletivo AfroCaeté, Maracatu Raízes da Tradição (Abassá de Angola de Oyá Igbalé) e a Associação dos Folguedos Populares da Zona Sul. Também recebeu o apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) da Prefeitura de Maceió); Secretaria Estadual de Comunicação (Secom); Superintendência de Juventude da Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos; Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal); Afoxé Ofá Omin (Ponta Grossa); e o Unicompra.

A programação foi composta pelo melhor da cultura alagoana, com: roda aberta de capoeira; Mamulengo das Alagoas; Fandango do Pontal da Barra; Nega da Costa; Boi Águia; Cambinda; Guerreiro Vencedor Alagoano; Quilombo; Boi Anaconda; Reisado do Mestre Duda; Ginga Terapia (capoeira inclusiva); Fanfarra da Escola Júlio Alto; Coletivo AfroCaeté; Maculelê; Mestre Jorge Calheiros; Demis Santana e Fagner Dubrown; Hip Hop Zona Sul; Rogério Dias e banda; Arê Yorubá; Banda Afro Mandela; dentre outros. 

Também foi o momento especial para realizar uma justa homenagem para mestres de saberes/grupos que desenvolvem um trabalho de valorização da cultura e expressões folclóricas, foram eles: Mestre Anísio (Guerreiro Mensageiro de Padre Cícero); José Carlos (Arê Yorubá/Escola de Samba Girassol); Paulinha (Malungos do Ilê); Enaura (Vila dos Pescadores de Jaraguá); Doté Elias (Maracatu A Corte de Airá); Demis Santana (cantor, poeta e cordelista); Dirceu Lindoso (escritor); Banda Afro Mandela; e o Afoxé Oju Omin Omorewá. 

Parabéns a todos pelo trabalho, resistência e contribuição para a transformação social. Que as nossas heranças culturais sejam fortalecidas! Axé!



Fonte: Coluna Axé - 265ª edição – Jornal Tribuna Independente (03 a 09/09/2013)
Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com