terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cultura afro-alagoana em destaque no Teatro Deodoro

Fotos: Keyler Simões / Cortesia


Por: Helciane Angélica


A estreia do espetáculo “Oní Xé A Àwúre” (Senhor que faz com que tenhamos boa sorte) no Teatro Deodoro (foto), ocorreu no último domingo, e se pudéssemos resumi-lo em uma palavra seria: EMOÇÃO!

Foram 50 minutos de brilho, expressão corporal e um swing percussivo envolvente. E no final, não poderia ser diferente, houve uma bela integração entre artistas e o público, ao som da música “cidade de Oxum” interpretada pelo cantor Igbonan Rocha. Foi muito bom ver o teatro restaurado e lotado, com pessoas das mais diversas origens e classes sociais para prestigiar a cultura afro-brasileira.


Também estavam lá ativistas do movimento social negro, capoeiristas, acadêmicos e artistas que desenvolvem ações político-culturais nas periferias. Todos foram ver e sentir as boas energias do projeto “Dança Afro-Brasileira nas escolas” – oficinas de dança-afro em escolas públicas que resultaram no espetáculo – o vencedor da região nordeste no I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, promovido pelo Ministério da Cultura.

Os coreógrafos Edu Passos e Nadir Nóbrega não só contribuíram para a formação de novos dançarinos, como também, promoveram a auto-estima e ampliaram a consciência étnica. As próximas apresentações em Maceió acontecerão sempre às 20h, nos dias: 23/10 na Praça Lucena Maranhão (Bebedouro); 29/10 no projeto Mirante Cultural (Jacintinho); 30/10 no Alto do bairro de Ipioca; e 06/11 na Praça Sebastião Elias (vizinho à Companhia da PM) no Clima Bom. Aberto ao público!

A iniciativa mostra o quanto é importante a valorização dos artistas locais e a necessidade de termos mais editais que estimulem o incentivo cultural, principalmente as expressões afros, porque toda a sociedade sai ganhando e contribui para o combate de preconceitos. Parabéns a todo o elenco e a equipe técnica pelo belíssimo trabalho e que surjam novas oportunidades para mostrá-lo nos demais municípios alagoanos e em outros estados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário