HOMENAGENS & PRÊMIOS





CAPOEIRA: O Núcleo de Apoio e Desenvolvimento de Capoeira em Alagoas (Nadec-AL) promoveu no encerramento do seu 1º Seminário Alagoano de Capoeira em 08 de março de 2009, uma roda especial e homenagens a duas mulheres que contribuem para o desenvolvimento da capoeira no Estado. As agraciadas foram: a capoeirista Keliane Silva conhecida como “graduada pequena” (Grupo Muzenza) devido aos trabalhos que desenvolve com crianças da periferia de Maceió; e a jornalista Helciane Angélica pelos serviços prestados na divulgação da cultura afro, em especial, as ações político-culturais da capoeira.



DIA DA MULHER: O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) promoveu no dia 08 de março de 2010 um café da manhã em um restaurante da capital alagoana, para reverenciar o Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, cinco (5) jornalistas pioneiras foram homenageadas devido as suas contribuições para o desenvolvimento da categoria: Fátima Almeida a primeira presidente do sindicato; Arlene Miranda inovou ao se aventurar como repórter; Anilda Leão foi protagonista na divulgação de notícias sobre Arte e Cultura; Maria José Palmeira (Lilian Rose) mostrou competência no cronismo social; e Helciane Angélica que destaca-se na divulgação das questões étnico-raciais e sociais.






MENÇÃO HONROSA: No dia 20 de novembro de 2010, pela primeira vez, a jornalista Helciane Angélica concorreu em um concurso profissional de Jornalismo. No 21º Prêmio Braskem de Jornalismo em Alagoas, ficou entre as finalistas na categoria Assessoria de Comunicação e recebeu  menção honrosa em reconhecimento pelo case desenvolvido: “Feira Camponesa: Ações de comunicação e valorização dos feirantes/agricultores”, uma importante atividade executada pela Comissão Pastoral da Terra em Alagoas (CPT-AL)



COMENDA DANDARA: No dia 25 de maio de 2012, a  jornalista Helciane Angélica foi a mais jovem entre os homenageados e homenageadas na Câmara Municipal de Maceió. A sessão solene proposta pelas vereadoras Fátima Santiago (PP), Silvânia Barbosa (PPS) e Tereza Nelma (PSDB), teve como objetivo entregar as comendas Dandara e Zumbi dos Palmares, para 17 personalidades que defendem as questões étnicorraciais e uma entidade nacional do movimento negro, os Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs). Na ocasião, a vereadora Tereza Nelma concedeu a Comenda Dandara (Decreto Legislativo nº 454, de 17 de novembro de 2009) – destinada a instituições públicas e privadas, nacionais e locais, assim como a personalidades, inclusive in memorian – em reconhecimento à sua significativa contribuição nas ações relativas a luta pela Diversidade Étnico Racial no âmbito do município de Maceió.




ASSESSORIA DE IMPRENSA: No dia 08 de novembro de 2014, ocorreu a 25ª edição do Prêmio Braskem de Jornalismo realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) e a empresa Braskem. A jornalista Helciane Angélica foi a campeã na categoria Assessoria de Imprensa com o case referente ao trabalho de divulgação do projeto "Coopvila: Reciclar e Educar - Valorização do trabalho dos catadores e divulgação da coleta seletiva", uma iniciativa da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) que contou com o patrocínio da Petrobras e o apoio do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb).