Aconteceu ontem, 15.08, no Sítio Voltano localizado no Município de Taquarana uma grande festa organizada pela Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos Passagem do Vigário e Poços do Lunga – QUILOMBO LUNGA, denominada Festa do Meado de Agosto edição 2011. Essa festa é a mais antiga e expressiva confraternização das comunidades rurais banhadas pelo Rio Lunga, localizado no agreste alagoano acentuando e unindo as fronteiras administrativas e geográficas dos municípios de Taquarana, Coité do Nóia, Igaci, Palmeira dos Índios e Belém.
Secularmente organizada para celebrar o período da colheita, também é um patrimônio de valor inestimável para seus moradores, que relembram suas heranças culturais e compartilham com os visitantes. A programação teve início com uma profissão seguida de apresentações artísticas: Maracatu Afro Caeté (Maceió); Matuto Cidadão – Cordel (Taquarana); Dança Afro Pérolas Negras (Pau D’arco/ Arapiraca); Baianada (Oiteiro/Penedo); Banda de Pífanos (Tabacaria/Palmeira dos Índios); e Capoeira PETI (Quilombo Lunga/Taquarana). A programação também contou com a oficina “Gênero, Raça e Sexualidade” ministrada pela Assistente Social Mabel Araújo.
A atividade promovida pelo Quilombo Lunga, contou com a Produção Cultural e Assessoria de Comunicação de Keka Rabelo; Designer Gráfico Marcos Eliziário, patrocínio da Thudo Comunicação Visual. E o apoio cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, NEAB, Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Penedo, Deputado Estadual Judson Cabral, Alternativa Produções, Coletivo Afro Caeté e Sururu Fresco Arte, Cultura, e Política.
Fonte: Coluna Axé - nº 163 - Tribuna Independente (16.08.11)
Nenhum comentário:
Postar um comentário