Informamos que o dissídio coletivo dos jornalistas de Alagoas foi julgado pelo TRT da 19ª Região no último dia 9 e o acórdão foi publicado na segunda-feira 14. Pela decisão do Tribunal, o piso profissional, os salários e demais verbas serão corrigidos em 5,9% - equivalente a inflação acumulada entre maio de 2008 e abril de 2009. O órgão negou o aumento real de 5% que pleiteávamos. Quanto ao restante da Convenção Coletiva 2009/2010, permanece valendo as mesmas cláusulas da Convenção anterior - o texto está disponibilizado no site www.sindjornal@uol.com.br.
Com o reajuste de 5,9% estabelecido pelo TRT, o piso profissional do jornalista em Alagoas passa dos atuais R$ 1.945,47 para R$ 2.060,25. A vigência do reajuste é a partir de dezembro e deve ser inserido também no 13º Salário.
A Diretoria
Esse reajuste mostra o árduo trabalho do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas, que mesmo diante dos obstáculos e descrédito de muitos profissionais, mantém e solidifica a sua missão que é defender os direitos da categoria.
Porém, o piso salarial é o sonho de consumo para muitos profissionais em Alagoas. Por aí, estão aos montes, pessoas talentosas e esforçadas atuando como free lance para sobreviver.
E depois do transtorno-psicótico do Ministro Gilmar Mendes ao afirmar que não é necessário diploma para exercer a ocupação, ficamos marginalizados e vulneráveis aos interesses das empresas.
Mas a luta deve continuar, só assim teremos dias melhores!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário