segunda-feira, 17 de maio de 2021

Mãe de verdade




Mãe de verdade
é... amiga, protetora, conselheira, parceira de aventuras, sabe dar bronca e deve ser exemplo.

A minha genitora sempre desenvolveu o papel de "pãe" (pai +mãe) na maior parte do tempo e não media esforços para garantir o que fosse essencial na formação de qualquer criança. A mulher-maravilha da realidade, assim como a maioria das mães, tentava esconder suas dores para cuidar de mim e do meu irmão. E sempre foi o porto seguro, mesmo quando achava que era um peso ou sentia-me distante/rejeitada.

Cresci vendo-a lutar contra a depressão e as diversas características torturantes da doença Transtorno Bipolar, que nos momentos de crises/surtos adoecia toda a família. Mas, por mais doloroso que fosse aprendi a lidar com tudo isso; amadureci na marra; sai da caverna e sobrevivi.

Algumas vezes assumi o papel de "filha-mãe", mesmo ela não gostando. Aprendi a aconselhar e disciplinar; a pegar pela mão e levá-la ao médico mesmo dizendo que não precisava; e até a preparar uma comida e ordenar: "coma tudo, pare de comer só besteira!". Engoli o choro, superei mágoas, e estou pronta para amar-cuidar-honrar até a velhice.

Enfim, ao longo da vida Deus colocou várias mulheres incríveis que contribuíram para o meu desenvolvimento; que deixaram um pouco de si e ajudaram a construir a mulher que sou hoje. 

São elas:

Mãe biológica: Meu alicerce! Aquela que te direciona para a vida; você busca seguir as orientações e possui o medo de decepcionar.

Mãe vó: A dona das melhores histórias e o abraço/colo mais acolhedor.

Mães-tias: Referências, cúmplices e conselheiras.

Madastra: Quase a bruxa má. É aquela que a gente acha insuportável e só sabe reclamar, porém, depois avaliamos que até a chatice serve para o bem. 

Boadastra: Ah, essa é quase a fada madrinha. É a companheira do seu pai, que lhe trata super bem, e torna-se sua amiga mesmo se o relacionamento não der certo.

Mães-amigas: Uma ou mais amigas-irmãs que a gente conta as besteiras e medos; revela segredos e dar brecha para elas opinaram sobre nossas vidas.

Mãe-sogra: Quando a gente tem sorte e faz por onde merecer a mãe do amor da sua vida torna-se sua mãe, e ainda, uma grande auxiliadora.

Mãe de profissão: Essa é a mulher que não te ver como concorrente, amplia seus horizontes e abre portas na carreira.

Mãe-espiritual: Pode ter certeza, independente de qual seja a sua religião, sempre aparecerá um anjo desse para passar uma mensagem, orientar e orar por você. 


É isso... não importa qual posição esteja execute-a de forma verdadeira, porque na prática não existe licença-maternidade. Trata-se de um vínculo eterno; um dom divino. 

🥰

3 comentários:

  1. Que belo registro redacional! Realmente, há muitas definições para a condição de mãe, porém todas se encaixam no comportamento da doação.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Helciane! Saber valorizar, respeitar, reconhecer e amar é uma das maiores virtude de um ser humano. E essas mulheres realmente estão de parabéns por ter você viu?😘

    ResponderExcluir