terça-feira, 3 de setembro de 2013

Agosto Popular

A Praça Santa Tereza no bairro da Ponta Grossa em Maceió, no último sábado (31.08), foi o palco da terceira edição do projeto “Agosto Popular - Celebrando Cultura Popular”, uma realização da Articulação pela Cultura Popular e Afro-alagoana, em parceria com o Cepa Quilombo, Quintal Cultural, Coletivo AfroCaeté, Maracatu Raízes da Tradição (Abassá de Angola de Oyá Igbalé) e a Associação dos Folguedos Populares da Zona Sul. Também recebeu o apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) da Prefeitura de Maceió); Secretaria Estadual de Comunicação (Secom); Superintendência de Juventude da Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos; Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal); Afoxé Ofá Omin (Ponta Grossa); e o Unicompra.

A programação foi composta pelo melhor da cultura alagoana, com: roda aberta de capoeira; Mamulengo das Alagoas; Fandango do Pontal da Barra; Nega da Costa; Boi Águia; Cambinda; Guerreiro Vencedor Alagoano; Quilombo; Boi Anaconda; Reisado do Mestre Duda; Ginga Terapia (capoeira inclusiva); Fanfarra da Escola Júlio Alto; Coletivo AfroCaeté; Maculelê; Mestre Jorge Calheiros; Demis Santana e Fagner Dubrown; Hip Hop Zona Sul; Rogério Dias e banda; Arê Yorubá; Banda Afro Mandela; dentre outros. 

Também foi o momento especial para realizar uma justa homenagem para mestres de saberes/grupos que desenvolvem um trabalho de valorização da cultura e expressões folclóricas, foram eles: Mestre Anísio (Guerreiro Mensageiro de Padre Cícero); José Carlos (Arê Yorubá/Escola de Samba Girassol); Paulinha (Malungos do Ilê); Enaura (Vila dos Pescadores de Jaraguá); Doté Elias (Maracatu A Corte de Airá); Demis Santana (cantor, poeta e cordelista); Dirceu Lindoso (escritor); Banda Afro Mandela; e o Afoxé Oju Omin Omorewá. 

Parabéns a todos pelo trabalho, resistência e contribuição para a transformação social. Que as nossas heranças culturais sejam fortalecidas! Axé!



Fonte: Coluna Axé - 265ª edição – Jornal Tribuna Independente (03 a 09/09/2013)
Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Um comentário:

  1. NOTA DE CORREÇÃO: NO EDITORIAL "AGOSTO POPULAR", ENCONTRAVA-SE UMA INFORMAÇÃO ERRADA, DIZIA QUE NO APOIO DO EVENTO ESTAVA O AFOXÉ OJU OMIN OMOREWA, E NA VERDADE, FOI O AFOXÉ OFÁ OMIN (PONTA GROSSA).

    ResponderExcluir