sábado, 19 de novembro de 2011

Comunicação e Cultura foram temas da última edição do “IZP no Mês da Consciência Negra”

Nesta sexta (18), a quinta edição da série de programas teve a presença do secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, da jornalista Helciane Angélica, do artista plástico, Denis Matos, e dos músicos Igbonan Rocha e Gustavo Gomes



A última edição da série de programas “IZP no Mês da Consciência Negra” desta sexta (18), das 8h10 às 9h10 pela Educativa FM(107,7 MHz) e na Difusora(AM960), das 13h às 14h, recebeu o Secretário de Estado de Cultura, Osvaldo Viégas, a jornalista, editora da coluna axé do jornal Tribuna Independente e membro da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial(Cojira), Helciane Angélica, o artista plástico , Denis Matos, além dos músicos Gustavo Gomes, Igbonan Rocha e Joacás Paz. A temática foi a “Comunicação e Cultura”, no âmbito da identidade étnico racial.

O secretário de Cultura, Osvaldo Viégas, abordou toda a programação do Mês da Consciência Negra promovida e apoiada pela Secretaria de Estado de Cultura(Secult), falou ainda sobre a cerimônia de deposição das cinzas do ativista Abdias Nascimento , no último domingo(13), na Serra da Barriga, em União dos Palmares/Alagoas, assim como das festividades, eventos e atividades que culminarão, no próximo domingo(20), dia da consciência negra, na Serra da Barriga.

A jornalista Helciane Angélica fez uma explanação sobre o papel e função da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Social (Cojira), no que se refere a dar visibilidade as causas e temáticas que afligem à população negra, combater o racismo midiático e sensibilizar os profissionais da imprensa a pautarem a questão da negritude não somente no período da consciência negra.

Sobre a exposição “Zumba, o artista negro”, o artista plástico Denis Matos fez uma explanação sobre a vida e obra do artista e fez comentários sobre sua arte que apresenta um olhar sobre o negro de modo altivo, digno e belo em suas obras. A exposição fica no Museu do Palácio Floriano Peixoto, na Praça dos Martírios, até o dia 2 de fevereiro de 2012, data em que se faz uma reflexão sobre os 100 anos do Quebra de Xangô.

Já os músicos Igbonan Rocha e Gustavo Gomes, além de falarem sobre questões como o racismo, preconceito e descoberta da identidade cultural étnico racial, brindaram os ouvintes com uma boa música que aborda a temática negra, como “O Ponto do Colibri”, de Gustavo Gomes e Petrúcio Pereira. Igbonan Rocha interpretou “Zumbi”, de Waly Salomão, o músico Joacás Paz fez o acompanhamento ao violão.

Especial- A série estreou na segunda-feira, 14, lançando um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileira, e estimulando o debate e a reflexão a respeito da situação da comunidade negra nos dias atuais. Ao mesmo tempo, destacando a luta dos movimentos negros, as leis e projetos relacionados, além do preconceito racial e a inserção do negro nos espaços de cidadania.

Temáticas - Nas cinco edições o programa “IZP no Mês da Consciência Negra” abordou temáticas que são largamente discutidos pelos movimentos de Alagoas e do restante do Brasil, dentre elas as políticas de ação afirmativas para a educação, movimento negro e as comunidades quilombolas, religiões de matriz africana, 2011 como o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, Instituído pela ONU, além de destacar o líder contemporâneo do movimento negro no país, Abdias Nascimento - que teve suas cinzas depositadas no platô da Serra da Barriga, em União dos Palmares, no último domingo.

Representantes do Movimento Negro de Alagoas deram sua contribuição ao projeto do IZP, a exemplo dos ex-secretários de Estado Zezito Araújo e Vanda Menezes; dos ativistas Helcias Pereira e Arísia Barros; da presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Valdice Gomes; da historiadora e coordenadora do Núcleo de Estudos Afrodescendentes (Neab/ufal), Clara Suassuna; dos professores Rosário de Fátima e Clébio Araújo; do diretor de Educação para a Paz da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Promopaz), Fábio Rogério dos Santos; além do sacerdote da religião de Matriz Africana, Pai Célio e das yalorixás Mãe Mirian e Mãe Neide.

Intercalando as entrevistas, foram exibidas canções temáticas e depoimentos de ativistas dos estados do Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Bahia, que deram sua contribuição ao programa através de comentários e mensagens. A jornalista Valdice Gomes, que está em Salvador participando do Encontro Ibero-americano dos Povos Afrodescendentes, também participa do programa com informações sobre o encontro, que termina neste sábado, dia 19.

O programa “IZP no Mês da Consciência Negra” tem apresentação de Marcos Guimarães; roteiro musical de Givaldo Kleber; produção de Iranei Barreto, trabalhos técnicos de Edson Silva e Alessandro Tenório e apoio de Audrey Trevas e Karine Marinho.

Programação - Paralela à série “IZP no Mês da Consciência Negra” a programação das emissoras do IZP seguem com especiais de entrevistas, musicais, exibição de filmes sobre a temática, além de divulgação e cobertura de eventos relacionados que estão ocorrendo em nosso estado neste período. A campanha do IZP envolve as rádios Educativa FM e Difusora AM, e a TV Educativa de Alagoas (TVE), e conta com o apoio das Secretarias de Estado da Cultura, Mulher e Paz, Comissão de Jornalistas pela igualdade Racial (Cojira/AL) e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UFAL).


Fonte: Assessoria / IZP

Nenhum comentário:

Postar um comentário