ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Helciane Angélica Santos Pereira: Natural de Maceió-AL. Também conhecida por HELCI, tenho 36 anos; sou jornalista com experiência em Assessoria de Comunicação.

Em 2007 conclui o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e no ano de 2010 conclui a pós-graduação em Comunicação Empresarial no Centro Universitário Cesmac.

Durante uma década (2008-2018) atuei como editora da Coluna Axé no jornal alagoano Tribuna Independente, que é publicada desde o dia 13 de maio de 2008. Busca divulgar os avanços das questões étnico raciais nos mais diversos setores da sociedade (educação, saúde, política, economia, esporte, cultura, etc); as ações promovidas pelos segmentos afros e entidades dos movimentos sociais; cursos, pesquisas e eventos; além de denunciar casos de racismo e intolerância religiosa.

Também realizo atividades como JORNALISTA FREELANCE na área de Assessoria de Imprensa (produção de notícias e releases, agendamento/acompanhamento de entrevistas, clipping digital, registro fotográfico e atualização de redes sociais), e ainda, na diagramação de boletins informativos, cards para redes sociais e peças de comunicação (convite, banner, folheto e adesivo). 

Atualmente, estou trabalhando na Assessoria de Comunicação (Ascom) do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas - ITERAL, que é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura - SEAGRI.


OUTROS TRABALHOS
• Assessoria de Comunicação no projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" durante o período de dezembro/2013 a outubro/2015. Executado pela Cooperativa dos Catadores da Vila Emater, contou com o patrocínio da Petrobras e o apoio do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb).

• Assessora Parlamentar e de Imprensa no gabinete da Vereadora Fátima Santiago (PP) em Maceió (fevereiro de 2011 a julho de 2014). 

• No período de março de 2009 a setembro 2011, na Assessoria de Comunicação da Comissão Pastoral da Terra de Alagoas (CPT-AL)

• Também já desempenhei o desafio de ser Mestre de Cerimônia em algumas solenidades; diagramadora no jornal semanário Alagoas em Tempo e repórter do site Alagoas em Tempo Real; além de prestar assessoria para eventos sócio culturais do movimento negro alagoano, a exemplo, da Semana Estadual da Consciência Negra em Alagoas (2006 e 2007) e na inauguração do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, no dia 19 de novembro de 2007, na Serra da Barriga em União dos Palmares(AL).



MILITÂNCIA
Desde 2005 faço  parte do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, organização não-governamental vinculada à entidade nacional Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs). Também participei da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) que integra o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal).





"O jornalismo é a minha paixão, vício e missão... e a cada dia, procuro contribuir verdadeiramente com a sociedade. Estou sempre buscando novas oportunidades e aprendizados!".