ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Helciane Angélica Santos Pereira: Alagoana, 32, solteira. Busca a felicidade a todo instante, de sorriso fácil, é dinâmica e responsável.

Em 2007, formou-se no curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em agosto de 2010 concluiu a pós-graduação em Comunicação Empresarial no Centro Universitário Cesmac.

Há oito anos, atua como editora da Coluna Axé no jornal alagoano Tribuna Independente, que é publicada todas às terças-feiras desde o dia 13 de maio de 2008. Composta por editorial, notas e fotos; busca divulgar: os avanços das questões étnico raciais nos mais diversos setores da sociedade (educação, saúde, política, economia, esporte, cultura, etc); as ações promovidas pelos segmentos afros e entidades dos movimentos sociais; cursos, pesquisas e eventos; além de denunciar casos de racismo e intolerância religiosa.

Também realiza atividades como JORNALISTA FREELANCE na área de Assessoria de Imprensa (produção de notícias e releases, agendamento/acompanhamento de entrevistas, clipping digital, registro fotográfico e atualização de redes sociais), e ainda, na diagramação de boletins informativos e peças de comunicação (convite, banner, folheto e adesivo).


OUTROS TRABALHOS
O último trabalho profissional, foi na área da Assessoria de Comunicação no projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" durante o período de dezembro/2013 a outubro/2015. Executado pela Cooperativa dos Catadores da Vila Emater, contou com o patrocínio da Petrobras e o apoio do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb).

Trabalhou como Assessora Parlamentar e de Imprensa no gabinete da Vereadora Fátima Santiago (PP) em Maceió (fevereiro de 2011 a julho de 2014). No período de março de 2009 a setembro 2011, na Assessoria de Comunicação da Comissão Pastoral da Terra de Alagoas (CPT-AL)

Já atuou como Mestre de Cerimônia; diagramadora no jornal semanário Alagoas em Tempo e repórter do site Alagoas em Tempo Real; além de prestar assessoria para eventos sócio culturais do movimento negro alagoano, a exemplo, da Semana Estadual da Consciência Negra em Alagoas (2006 e 2007) e na inauguração do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, no dia 19 de novembro de 2007, na Serra da Barriga em União dos Palmares(AL).



MILITÂNCIA
Faz parte do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, organização não-governamental vinculada à entidade nacional Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs). E participa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) que integra o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal).





"O jornalismo é a minha paixão, vício e missão... e a cada dia, procuro contribuir verdadeiramente com a sociedade. Estou sempre buscando novas oportunidades e aprendizados!".