sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sessão pública aborda violação dos direitos da pessoa idosa


Por: Helciane Angélica - Jornalista


Nessa segunda-feira (30.09.2013), a partir das 9h, acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Maceió a sessão pública sobre o tema: “Violação dos Direitos da Pessoa Idosa”. Foi proposta pela vereadora Fátima Santiago (PP), também tem como objetivo refletir sobre os dez anos da Lei Federal nº10.741/2003, que instituiu o Estatuto do Idoso para regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

Foram convidados gestores públicos; conselheiros que atuam na fiscalização de políticas públicas destinadas às pessoas idosas; núcleos e coordenações de proteção ao idoso; coordenadores de casas de abrigo; cuidadores; idosos e familiares.

“No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Nacional e Internacional do Idoso e a Câmara Municipal de Maceió não poderia deixar de abordar sobre essa importante parcela da população que tem crescido em todo o país, e ainda, avaliar seu papel na sociedade. A pessoa idosa merece o respeito de todos, tem o direito de envelhecer com saúde e de forma ativa. Não podemos mais tolerar os casos de violência, negligência e abuso financeiro que muitas vezes é cometido por aqueles que deveriam lhe proteger e amar”, destacou Fátima Santiago – integrante da Comissão Parlamentar de Defesa dos Direitos do Idoso.

Na ocasião, terá a apresentação de um coral e jogral produzido por estudantes de escolas públicas para homenagear os idosos presentes. E também, será entregue o Título de Cidadão Honorário a Crismédio Vieira Costa Neto – Educador e Coordenador Estadual da Pastoral da Pessoa Idosa em Alagoas – por sua incessante luta em defesa dos direitos das pessoas idosas, combate das várias formas de violência, além de estimular ações que promovam a qualidade de vida e a autoestima.

Cartilha ilustrada
Outra importante ação a ser realizada na atividade, é o lançamento oficial da cartilha em formato de gibi que contém trechos do Estatuto do Idoso. Trata-se de um trabalho voluntário produzido por Marcello Fernando Caldin e ilustrada por Roberto Thot, que autorizaram a reprodução e distribuição gratuita do material. De acordo com a vereadora Fátima Santiago, a proposta é divulgar o material em todas as escolas da rede pública e instituições que defendem políticas públicas direcionadas ao idoso, e, já conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

Nenhum comentário:

Postar um comentário