domingo, 11 de outubro de 2009

Anajô na Conferência de Comunicação


Nos dias 09 e 10 de outubro, ocorreu a Conferência Regional Metropolitana de Comunicação (Conrecom) em Maceió-AL, que teve como tema a "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital". O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô não poderia ficar de fora, lutar por uma comunicação mais democrática e que respeite a diversidade étnicorracial, gênero, orientação sexual e opção religiosa.


O Anajô foi representado pela sua presidente que é jornalista diplomada, Helciane Angélica, que ficou entre os 32 delegados(as) da sociedade civil para a etapa estadual que acontecerá em novembro. Do movimento social negro, também foram eleitas como delegadas, a ialorixá Rosineide Souza da Costa (Mãe Rosa) do Centro Afro Cultural Abaça de Oxum Pandá e a publicitária Arísia Barros, da ONG Maria Mariá, que é coordenadora do projeto Raízes de África.


As ativistas prestigiaram as palestras e contribuíram com as discussões no Eixo: Cidadania, Direitos e Deveres, precisamente, no Grupo de Discussão 1 (Diversidade Cultural, Religiosa, Étnicarracial, de Gênero e Orientação Sexual). Na ocasião, foram aprovadas propostas como: maior punição sobre os termos racistas e preconceituosos utilizados nos meios de comunicação; garantir um espaço igualitário para todas as religiões na mídia, principalmente, para as religiões de matrizes africanas; ampliar o espaço dos movimentos sociais nas concessões públicas de rádio e TV, etc.


Independente de estar ou não na delegação alagoana que participará da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, em Brasília no mês de dezembro, o mais importante é fazer parte dos debates e articulações em prol de um novo formato midiático para o Brasil. Precisamos urgente de uma transformação social!


Fonte: www.anajoonline.spaces.live.com


..................................................................................................


Outro ponto "massa" dessa conferência que não posso deixar de ressaltar foi a aprovação de duas moções de apoio em relação ao trabalho da COLUNA AXÉ, publicada todas às terça-feiras no jornal Tribuna Independente.


A coluna é uma das ferramentas de trabalho da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL). Eu sou a jornalista responsável há 1 ano e cinco meses, são ressaltados os principais avanços das questões étnicas nos mais diversos setores (saúde, educação, política, cultura, esporte, etc) e busca divulgar as ações político-culturais dos segmentos afros.


Enfim, precisa-se de mais apoio para produzirmos mais e de forma melhor! Mas, tenho uma grande satisfação de ser editora e ter adquirido a confiança dos meus colegas "cojiranos". Ao contrário do que muitos pensam, a ação é executada de forma totalmente voluntária. Fico feliz em contribuir para a consciência étnica e a auto-estima de meus companheiros e companheiras de caminhada!


Axé! E vamos à luta, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário