sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Besouro - lançamento nacional

(Foto: Paulo Mussoi / Divulgação)



Por: Helciane Angélica



Já está na boca do povo a produção cinematográfica brasileira “Besouro – Da capoeira nasce um herói”, que mescla realidade e ficção, contando a história do capoeirista Manoel Henrique Pereira que se passa no Recôncavo Baiano no período pós-Abolição.

O Besouro Mangangá ou Besouro Cordão de ouro aprendeu a lutar com as forças da natureza e era conhecido por bater e depois sumir, mas diz a lenda que era voando. Agora, o mito se expande e ganha às telas da 7ª arte, com certeza é uma ótima dica para o mês da consciência negra.


O filme dirigido por João Daniel Tikhomiroff possui um elenco jovem e na sua maioria baianos, e o melhor que já tinha identificação com a capoeira. Produzido pela Mixer e Globo Filmes, e distribuído pela Miravista; recebeu o patrocínio de empresas fortes, como: Petrobras, banco Bradesco, BNDES, Oi, Tam, governos da Bahia, São Paulo, governo federal e outros apoiadores.

O site oficial é lindo e tem informações importantíssimas sobre o filme para a imprensa e para os/as amantes da capoeira - patrimônio cultural, que recentemente foi defendida como desporto nacional. Confira: www.besouroofilme.com.br.

A estreia nacional acontece nessa sexta-feira (30/10), e em Maceió-Alagoas, no Shopping Farol, às 20h30 o grupo Muzenza realizará uma roda especial em frente ao cinema, na praça de alimentação.


Salve o cinema nacional! É imperdível! Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário