domingo, 21 de março de 2010

Cenas do cotidiano - Seminário em Pernambuco

Caso tivesse que definir o Seminário de Mulheres Negras Nordestinas no combate da discriminação racial na mídia, diria que foi ESPETACULAR! De grande importância para a minha formação político-cultural, como militante e também de grande suporte para o meu crescimento profissional.

O evento ocorreu na Ilha de Itamaracá em Pernambuco, de 18 a 21 de março, foi promovido pelo Observatório Negro em parceria com a Articulação de Mulheres Negras Nordestinas. Voltei renovada, com o desejo mais forte de abordar às questões étnicorraciais, com descobertas e novos desafios.

Depois contarei outros detalhes da viagem ... segue algumas fotos dos bastidores. Veja outras informações no blog da Cojira/AL.

Foto clássica, em frente ao banner do evento. :)

Eu fui a única alagoana, representei o Anajô e a Cojira/AL.
Cerca de 70 participantes oriundas do Nordeste e convidadas de outros estados.

Eu e as quilombolas arretadas de Pernambuco: Suleima, Patrícia e Sonáthia.
Reencontrei a baiana Paula Fanon, conheci ano passado na Conapir que ocorreu em Brasília. Agora, ela foi minha companheira de quarto. Acesse o blog dela sobre literatura negra.

Lanches - nunca comi tanto em seminários, voltei com mais quilinhos.

Também tinha criança no evento, essa é a lindinha da Carol ... na brinquedoteca.

Olha aí, assistindo palestra, debatendo e tirando foto.

Divisão de grupos - debate sobre a importância de uma REDE de mulheres negras no combate da discriminação racial na mídia.

Tietagem: todas as participantes querendo ficar ao lado da Lia de Itamaracá.

Eu consegui tirar foto ao lado da cirandeira mais conhecida do Brasil e patrimônio vivo de Pernambuco.

Também estavam presentes as cirandeiras, Dona Dulce e Dona Pio, filhas de Baracho.

Essa é professora Sandra, também da Bahia e companheira de quarto ... já tenho onde ficar quando for conhecer Salvador.

Olha aí, beleza negra em dobro com as gêmeas: Viviana e Viviane Santiago.

Também aproveitei a ciranda na festa de encerramento.

Foi um evento ótimo, com troca de experiências e muito aprendizado.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário