sexta-feira, 27 de agosto de 2010

TCC - Comunicação Empresarial

Mais uma etapa da minha vida concluída, aos trancos e barrancos, superando os prazos e as obrigações do dia a dia... finalmente consegui terminar o meu trabalho de conclusão de curso "Palmares in loco - Estratégias de Comunicação, Marketing e Identidade Étnicorracial", na pós-graduação em Comunicação Empresarial realizada no Centro Universitário Cesmac.

Diante da atual conjuntura, estando envolvida ao movimento social negro e ainda ser editora da Coluna Axé (jornal Tribuna Independente) não poderia fazer esse tcc sem abordar a temática negra. Escolhi como objeto de estudo o projeto Palmares in loco, uma das principais ações do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô que é vinculado aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNS).

E as experiências não param por aqui, muito menos, o desenvolvimento científico! Penso em fazer outros cursos e investir no mestrado, em um futuro bem próximo, além do interesse em ampliar os aprofundamentos teóricos na linha "Comunicação, Gênero e Etnia".

Continuando com novos rumos...



RESUMO DO TRABALHO


Este trabalho contém uma pesquisa documental, com um resumo sobre a trajetória do Quilombo dos Palmares que se desenvolveu durante o período colonial, e resistiu por quase cem anos, onde escravos fugidos conquistaram uma nova identidade, formaram uma civilização que tinha uma organização sócio-política-militar e visavam apenas um ideal: a liberdade. Também destaca a importância do Parque Memorial Quilombo dos Palmares construído na Serra da Barriga no município de União dos Palmares, que atualmente é uma das referências do turismo étnico e valoriza a cultura afro-brasileira. Nesse contexto, encontra-se o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, organização não-governamental do movimento negro alagoano que realiza desde 2007, o projeto Palmares in loco, que é o foco desta monografia e tem como meta principal a apresentação de estratégias de comunicação e marketing para dar maior visibilidade ao projeto social.


Palavras-chave: Comunicação e Marketing; Turismo Étnico; Serra da Barriga; Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário