sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Aos amig@s da CPT: MUITO OBRIGADA!!!

"Seja em você a mudança que quer para o mundo" (Ghandi)


Dois anos e meio, foi o tempo de atuação na Assessoria de Comunicação na Comissão Pastoral da Terra em Alagoas! A CPT-AL é uma pastoral social e ecumênica, vinculada à Arquidiocese de Maceió que existe há 27 anos. É uma entidade que se dedica na efetivação da reforma agrária como política de Estado, de forte atuação sócio-política, reivindica pelos direitos das famílias camponesas acompanhadas em acampamentos Sem-Terra e assentamentos rurais que investem na produção agrícola e na criação de animais, sem comprometer, o meio ambiente.

Nesta entidade, pude estar presente em algumas reintegrações de posse; manifestações em Maceió com intuito de chamar a atenção da sociedade sobre as dificuldades vivenciadas no cotidiano dos pequenos agricultores; ocupações de prédios públicos para cobrar maior comprometimento dos gestores; atividades de cidadania a exemplo de doação coletiva de sangue ao Hemocentro e doação de alimentos na comunidade Sururu de Capote; na Romaria da Terra e das Águas presenciei a renovação da fé e a coragem; Jantar Italiano Solidário em parceria com a Associação Pachamama; Assembleias e formação política; e as Feiras Camponesas onde é possível exaltar a cultura camponesa e conferir a real importância da reforma agrária, que é levar alimentos saudáveis para a nossa mesa.

Tive a oportunidade de crescer pessoal e profissional, além de exercer um trabalho comprometido socialmente e desenvolver várias ferramentas midiáticas, a exemplo: do jornal Caminho da Roça, atualização do blog e redes sociais, atuação como mestre de cerimônia e coordenação na rádio-poste Caminho da Roça. Estive, inclusive, entre as finalistas no Prêmio Braskem de Jornalismo 2010, na categoria Assessoria de Imprensa, e recebi uma menção honrosa pelo Case “Feira Camponesa: Ações de comunicação e valorização dos feirantes/agricultores”.

Foram muitos os desafios e conhecimentos conquistados que levarei para o resto da vida. Aqui, aprendi a dar mais valor ao povo simples e guerreiro do campo que luta por vida digna e o respeito da sociedade; que querem continuar trabalhando naquilo que dão prazer e sem ter o medo de ser expulso da terra, da sua essência e cultura, para ser jogado à marginalidade, violência e o sofrimento.

E eu só tenho a agradecer a todos os coordenadores da CPT pela confiança, técnicos agrícolas pela amizade, ativistas dos movimentos agrários pela troca de experiências, e principalmente aos camponeses pelo respeito e ensinamentos. Isso não é uma despedida, e sim um até logo. Pois, mesmo afastada, continuarei reverenciando esta bandeira e pronta para ajudar quando for preciso.

É chegado o momento de fazer escolhas, por novas oportunidades profissionais e seguir outras trajetórias. Mas, sem perder de vista as origens, humildade, a vontade de melhorar cada vez mais e a sede por transformação social.

Muito obrigada! Sucesso e cheiro em tod@s!!!


Helciane Angélica Santos Pereira


Maceió-Alagoas, 30 de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário