sábado, 15 de outubro de 2011

Jornalistas lançam campanha de Autodeclaração Racial e Étnica



O objetivo é sensibilizar jornalistas profissionais de todo país a responder na ficha cadastral dos sindicatos o item raça/cor/etnia


Texto: Helciane Angélica
Foto: Mony Cavalcante



Nesta sexta-feira (14.10) em Natal (RN), a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) realizou o lançamento da Campanha de Autodeclaração Racial e Étnica – “Jornalista de verdade assume a sua identidade!” durante o 18º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação, que aborda o tema central: “A Liberdade de Expressão e o Jornalismo em Assessoria de Imprensa”.

A inclusão do item raça/cor/etnia na ficha cadastral dos sindicatos dos jornalistas foi uma deliberação do 31º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em agosto de 2004, que tem sido defendida ao longo desses anos pelas Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojiras) dos Estados de Alagoas, Distrito Federal, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e o Núcleo de Comunicadores Afro-brasileiros do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo, adquirir informações que desencadearão dados estatísticos confiáveis para influenciar na análise de indicadores sobre o modo de vida profissional dos(as) jornalistas afro-descendentes e indígenas, além de subsidiar a luta por políticas de igualdade racial no mercado de trabalho.

Na solenidade de lançamento foram apresentados: um spot, peças publicitárias de divulgação (cartaz, panfleto e adesivo) e o vídeo produzido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Para o Presidente da Federação, Celso Schröder, “essa Campanha de Autodeclaração Racial e Étnica é um avanço da nossa categoria, que deve ser adotado por todos os sindicatos. A partir de agora, a Fenaj tem o compromisso de fortalecer ainda mais a iniciativa, inclusive, serve de exemplo para os sindicatos de outros setores e da própria sociedade”.

Outras informações sobre a Campanha e as peças publicitárias estão disponibilizadas na página: http://www.fenaj.org.br/campanha.php.

Nenhum comentário:

Postar um comentário