terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Seminário de Mulheres Negras no Rio Grande do Sul

Por: Helciane Angélica

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, estive no Rio Grande do Sul participando do Seminário Nacional "Mulheres Negras: Resistência e Soberania de uma Raça" e, também, da abertura oficial do Ano Nacional da Mulher APNs.

A atividade ocorreu na cidade de São Leopoldo (RS), foi coordenada pelo Grupo Cultural Anastácia Ominira – entidade vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) – e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Segurança e da Coordenadoria da Mulher.

Segundo Nuno Coelho, Coordenador Nacional dos APNs, “o evento tinha como objetivo animar, discutir e elaborar o plano de ação voltado para uma política interna de capacitação política, social, humana, que contribuirá diretamente na articulação em rede, assim como, garantir o monitoramento das políticas públicas para as mulheres negras e contribuir para o exercício pleno da cidadania das mulheres”, disse.

Estavam presentes representantes dos Estados de Alagoas, São Paulo, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, além de educadores e autoridades locais. Juntas, discutiram as estratégias de atuação e formação sócio-política sobre as questões étnicorraciais e de gênero, priorizando as condições da saúde da mulher negra, protagonismo das jovens negras e a participação nos espaços de poder. 

A médica e vereadora por Maceió, Fátima Santiago (PP), contribuiu nas discussões do grupo de trabalho sobre “Fortalecimento da Mulher na Política e Poder”. Repassou suas experiências na área parlamentar ao destacar projetos de Lei da sua autoria, a exemplo: da ampliação da Licença Maternidade; Reinserção Social de Dependentes Químicos; Semana Municipal de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme; Dia Municipal de Combate à Violência contra idosos. Também relatou as dificuldades enfrentadas ao longo dos três mandatos e a atuação em comunidades carentes para a prevenção do câncer do colo de útero e de mama.

Ao longo desse ano, todos os estados que a entidade nacional possui mocambos realizarão várias atividades, que serão avaliadas no 6º Encontro Nacional da Mulher APNs em novembro, no Rio de Janeiro. Mais informações no site: www.apnsbrasil.org.

Um comentário:

  1. Nuno Coelho - Coord. APNs20 de março de 2012 às 18:12

    Parabenizo a jornalista e ativista negra, Helciane Angélica pelo belíssimo espaço de formação e comunicação social que é seu blog.

    ResponderExcluir