terça-feira, 13 de março de 2012

X Igbá

Por: Helciane Angélica - Com informações da Organização do evento

Alagoas sedia nos dias 19, 21 e 23 de março o X Ígbà-Seminário Afro-Internacional: Im/Ex-pressão Afrodescendente nas Américas, uma iniciativa continuada do Projeto Raízes de Áfricas, com o apoio institucional do Governo Federal e do Governo do Estado de Alagoas, além de parceiros importantes como: a Fundação Cultural Palmares, Secretaria de Promoção das Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Ministério de Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos, dentre outros.

Pretende reunir personalidades nacionais e internacionais com o objetivo de estabelecer um diálogo de ideias, a partir das impressões e expressões, de países das Américas, sobre a capilaridade das políticas de direitos humanos; contribuir como atores institucionais para a construção de possibilidades para interpretar e afirmar os direitos civis e sociais das diversidades de grupos étnicos, enfatizando as populações afrodescendentes e sob a ótica de gênero.

Na programação consta: no dia 19 de março, Teatro Abelardo Lopes/SESI- Galeria Arte Center na Pajuçara, terá o IV Festival Alagoano das Palavras Pretas “Asè à Mulher Negra!” e o lançamento da exposição fotográfica Yalodê” – que na língua africana yorubá quer dizer “mulher poderosa” – com imagens de mulheres negras registradas por Nana Barros, Camila Braga e Lucciana Fonseca, estudantes de Jornalismo do Centro Universitário Cesmac. No dia 21 de março, em celebração ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial acontece o X Ígbà-Seminário de Conversas Afro-Internacionais com vários temas, além da apresentação do nome de Abdias Nascimento para o Livro de Aço dos Heróis Nacionais e lançamento do Troféu Nacional Erí-okan – uma homenagem a Abdias Nascimento; e no dia 23, terá o Orikì a Abdias Nascimento.

Para participar, deve-se enviar a ficha de inscrição e pagar a taxa de participação de R$10 (dez reais). É aberto para todos os públicos e tem certificado com 20 horas. Saiba mais no blog: www.cadaminuto.com.br/blog/raizes-da-africa ou pelos telefones 8827-3656 / 3231-4201.

Fonte: Coluna Axé - nº192 - Tribuna Independente (13.03.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário