terça-feira, 17 de julho de 2012

Prêmio Abdias – Últimos dias para a inscrição

No próximo dia 31 de julho, encerra-se as inscrições para a segunda edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. Trata-se de uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), que conta com o apoio da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e do Centro de Informações das Nações Unidas (ONU). O patrocínio é da Fundação Ford, Fundação W. K. Kellogg e da Oi.

Essa é uma oportunidade ímpar dar visibilidade as reportagens especiais que enaltecem as questões étnicorraciais, que foram publicadas e veiculadas entre 1º de maio de 2011 e 31 de julho de 2012. Serão aceitos trabalhos veiculados em emissoras brasileiras de televisão ou rádio, na mídia impressa, na internet e na mídia alternativa ou comunitária.

Ao todo, serão distribuídos R$ 35 mil para os vencedores em sete categorias: Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e a Categoria Especial de Gênero, conforme regulamento. As inscrições devem ser feitas pelos próprios autores através do site www.premioabdiasnascimento.org.br, que também dispõe de informações sobre quem foi Abdias Nascimento, as Cojiras, uma reflexão sobre a questão racial na mídia, além de notícias referente a premiação e um vídeo-documentário lançado em sete cidades brasileiras mostrando como foi a noite de entrega do prêmio no Teatro Oi Casa Grande, em 2011.

O prêmio é uma grande conquista para o movimento nacional de jornalistas que lutam pela igualdade racial na categoria, pois tem contribuído para a sensibilização de outros profissionais e ainda incentiva uma produção jornalística que quebra de estereótipos, combate ao racismo midiático, além de dar maior visibilidade à população negra nos mais diversos setores da sociedade. Vida longa ao prêmio! Axé!


Fonte: Coluna Axé - nº 209 - Jornal Tribuna Independente (17.07.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário