quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Serra da Barriga, simplesmente especial

O 20 de novembro na Serra da Barriga é sempre inesquecível!

Não estava nos meus planos viajar em plena terça-feira, depois do expediente, e ainda cansada de um feriado cheio de trabalho. Mas, recebi a ligação do painho, pensei direitinho e resolvi ir à União dos Palmares e sentir a energia da Serra da Barriga.

Pronto, coloquei a mochila nas costas, peguei a estrada sozinha e ainda contratei um mototaxista para me levar até o platô, R$15 conto, bem caro. E para quem não tem mais saúde para caminhar, era a melhor opção.

Fui morrendo de medo, segurei firme para não cair, apertava o motoqueiro e torcia para chegar logo. Enquanto isso, os meus pulmões fracos sofriam com a poeira que vinha de tudo que era lado.

No percurso, é mágico demais ver aquele "formigueiro de gente" transitando... subindo e descendo... seja a pé, de bicicleta, moto ou carro. Pessoas oriundas dos mais diversos locais do mundo, prontas, para conhecer o Parque Memorial Quilombo dos Palmares e cada cantinho especial da Serra, ou, simplesmente para reviver mais um Dia Nacional da Consciência Negra e reverenciar Zumbi dos Palmares.

Cheguei por volta das 14h, perdi aquele momento pedante dos pronunciamentos e ainda pude conferir a programação afro-cultural, a exemplo do Coletivo AfroCaeté e Milton de Iansã (Maceió), e a banda afro Zumba, que ver resistindo com qualidade na cidade de União dos Palmares. Paralelamente, o povo da capoeiragem faz um show a parte com toda a sua força e beleza.

Porém, para mim, o bom mesmo é ficar quietinha em algum mirante só contemplando o horizonte. Também tive a felicidade de ver o pé de Baobá, desenvolvendo-se no local onde também foram depositadas as cinzas de Abdias Nascimento. Outro local importante, é descer até a Lagoa dos Negros e ver a Gameleira Branca, mas, confesso que fiquei assustada com o baixo volume de água devido aos vários meses que não chove na região.

Enfim, é fantástico pisar naquele solo! A energia dos ancestrais está em tudo, e a gente termina esquecendo de todos os problemas e volta para casa renovada. É, precisava desse axé!




































Nenhum comentário:

Postar um comentário