terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Homenagem merecida

Após dez dias de homenagens e peregrinações para exaltar a memória de Nelson Mandela – ícone mundial na luta por igualdade racial, justiça e liberdade – ele foi enterrado neste domingo às 12h45 (8h45 de Brasília) após um funeral com honras de Estado. 

Foi na aldeia de Qunu localizado no sudeste da África do Sul, onde passou os "momentos mais felizes de sua vida" de acordo com seu livro de memórias, em muitas áreas rurais daquele país é normal enterrar os parentes nas terras da família.

A cerimônia também foi marcada por rituais tradicionais da etnia xhosa; três helicópteros militares sobrevoavam o cemitério balançando a bandeira sul-africana e uma bateria de canhões disparou uma salva de 21 tiros. 

O ex-presidente sul-africano foi sepultado sobre os olhares de familiares, amigos mais próximos e uma seleta lista de convidados. Mandela se foi, mas, esperamos que seu legado seja fortalecido e a luta não seja em vão. Seguiremos em frente e tendo em mente uma das frases mais conhecidas do guerreiro:“Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos”. Axé! 



Nota
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), por meio de sua Comissão Nacional dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), emitiu nota pública lamentando o falecimento do líder sul-africano Nelson Mandela, herói mundial da luta pela liberdade e igualdade, ao tempo que externou a imensa gratidão pelos seus ensinamentos e exemplo que motivam os jornalistas brasileiros a continuarem lutando por um mundo de paz e sem racismo. Descanse em paz Madiba, exemplo de determinação, visão humanitária, diplomacia, liderança e afetividade para com a Humanidade.



Fonte: Coluna Axé - 278ª edição – Jornal Tribuna Indepedente (17 a 23/12/2013)
Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário