quarta-feira, 26 de março de 2014

Vamos encrespar geral

Cabelo toim hoim, cabelo de bruxa, cabelo de vassoura, cabelo de bombril, cabelo rebelde, cabelo selvagem... São várias as formas depreciativas destinadas às mulheres com cabelos crespos/encaracolados/ondulados. Violências simbólicas constantemente reproduzidas nos veículos de comunicação, em casa e nos mais diversos setores da sociedade. 

O cabelo afro também não deve ser associado a modismo, e sim, à identidade e ao respeito à herança étnica. Buscando ampliar essa discussão, aconteceu no domingo (23.03), na Praça Centenário no bairro do Farol em Maceió, o Encrespa Geral 2014 com roda de conversa sobre "A Violência da Estética" que teve como facilitadora Marli Araújo - Assistente Social e professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Também teve sorteios de brindes, oficina de turbantes com Jéssica Biana, troca de produtos e a apresentação artística de Myrna Araújo e Linete Matias. 

A atividade foi organizada por Tamires Melo (atriz e blogueira do Cabeleira Crespa), que definiu o momento como um ato revolucionário de amor próprio. “Chega de padrões, nós somos o que queremos ser. Ser livres! Não queremos mais seguir a ditadura da beleza e o que é imposto pela mídia”, declarou. 

O Encrespa Geral busca combater o preconceito e resgatar a autoestima de várias mulheres, o evento também contempla as cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Ipatinga, São Paulo, Manaus, Florianópolis, além de Londres (Inglaterra) e Amsterdam (Holanda). 

Um sucesso! Confira algumas imagens do evento em Alagoas.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário