terça-feira, 2 de setembro de 2014

Plebiscito popular

De 1º a 7 de setembro, também conhecida como Semana da Pátria, serão realizados vários atos públicos através do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana; a coleta de assinaturas no abaixo assinado para o Projeto de Lei da Reforma Política, e também, acontecerá a 20ª edição do Grito dos Excluídos que abordará o tema “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”. 

O Plebiscito é uma consulta onde as/os cidadãs/os votam para aprovar ou não uma determinada questão. De acordo com as leis brasileiras somente o Congresso Nacional pode convocar um plebiscito, porém, desde o ano 2000, os movimentos sociais começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversos, para que os/as brasileiros/as expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a reivindicação da maioria do povo. 

A Campanha Nacional do Plebiscito busca convocar a população para decidir se quer ou não mudanças no atual Sistema Político Brasileiro. Em várias partes do país, serão montadas urnas em faculdades, igrejas, associações de moradores, sindicatos, além das urnas voltantes. 

Também será possível realizar a votação pela internet, através do site www.plebiscitoconstituinte.org.br. A mobilização encontra-se efetiva pelas redes sociais, tem página no Facebook com várias informações, vídeos postados no YouTube e ainda o twittaço no twitter com as hastags #EuVotoSIM #MudeAsRegras. 

Informe-se, reflita e vote!


Fonte: Coluna Axé – 310ª edição – Jornal Tribuna Independente (02 a 08/09/2014) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário