sexta-feira, 13 de março de 2015

Jogo de interesses




Outro dia, estava no ônibus e uma conhecida entrou... toda feliz tentou interagir:

- Oi Helciane! Quanto tempo?
- Olá! Tudo bem?
- Tudo bom. E aí, ainda está trabalhando com a...?
- Não, eu pedi para sair.
- E foi, não sabia.
- É, já faz um tempinho.
- Hum.
... acabou o assunto ...



Com esse episódio tão corriqueiro, às vezes fico relembrando e avaliando a minha vida de assessora parlamentar. 

Era um cargo de confiança, sem qualquer vínculo trabalhista, onde exigia-se adaptação em várias funções: secretariar, recepcionar, coordenar, aconselhar e saber ouvir. E ainda, fazer as atividades que realmente motivaram a contratação, no meu caso, assessoria de imprensa.

A pessoa tinha que trabalhar pensando na superação, agradar sempre, não admitia erros! Afinal, existiam fiscalizadores por todo lado e sempre alguém disposto a puxar o seu tapete. Logo, aprendi que a diplomacia era uma ferramenta essencial para se permanecer viva nesse meio político-partidário. 

Uma "escravidão concebida". Os desafios e teste de paciência eram constantes. Não existia hora certa, feriado ou fim de semana. E se alimentar com calma, uma regalia para poucos dias. Tinha que receber as reclamações, calada, apesar da rebeldia em sempre querer mostrar o meu ponto de vista. E o que mais me impressionava era a atenção das pessoas - das mais diversas classes sociais e formações - porque precisam de algo ou tinham apenas o dom da bajulação. Cansei! 

Algum dia, poderei passar por algum problema financeiro, e me lembre do salário certinho entrando na conta corrente todo mês. No entanto, pode até parecer hipocrisia, solicitei a exoneração porque prefiro receber bem menos e ter qualidade de vida. Não há tempo para arrependimentos, quero saúde e mente sã.

Agora, só ficam as experiências e as indagações: a pessoa só tem valor... Quando tem poder?; Quando tem dinheiro?; Quando é bem relacionada?; Quando pode conseguir benefícios?; Quando trabalha com alguém influente? 

Aprendi muito! Foi uma fase importante na vida, de intenso crescimento profissional, conflitos pessoais e a confirmação dos meus ideais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário