terça-feira, 1 de março de 2016

Quizumba

O Coletivo Quizumba fundado em 2008, é um grupo teatral oriundo do Estado de São Paulo, que encontra-se em turnê com o espetáculo Quizumba. Estreado em maio de 2011 no Quilombo Cafundó, em Salto de Pirapora (SP), passou por diversas cidades do interior de São Paulo e Goiana (GO); e ainda, participou do Festival Internacional de Teatro “A cena tá preta” no Teatro Vila Velha em Salvador (BA).

Em 2014, o grupo foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e recebe o apoio do Ministério da Cultura. A segunda temporada iniciou em fevereiro, passou pelas cidades pernambucanas do Recife e Palmares, e agora, chega ao Estado de Alagoas. Com direção de Camila Andrade e dramaturgia de Tadeu Renato, conta com a produção Nordeste da Decanter Articulações Culturais, em parceria com as produtoras Diana Ramos, Iara Campos e Daniela Beny.

A história é inspirada no andamento de uma roda de capoeira, o espetáculo é um misto de jogo, canto, dança e teatro. No centro da roda dois meninos que estão (re)descobrindo o mundo. Mestre Benedito é quem rege esta brincadeira, utilizando-se de elementos plásticos e musicais. Dando cor e vida aos personagens, o mestre viaja no tempo narrando a história do menino Francisco, o Zumbi dos Palmares, para ensinar seu discípulo Pastinha como equilibrar covardia e valentia e enfrentar os desafios da vida.

O projeto Quizumba na Raiz contemplará os municípios alagoanos de União dos Palmares e Maceió, com a circulação do espetáculo, a realização de oficinas de compartilhamento do processo de criação e rodas de conversas com a equipe de criação. Nessa sexta-feira (04) às 16h, terá a apresentação na comunidade remanescente de quilombo Muquém - Zona Rural de União dos Palmares; no dia seguinte, das 9h30 às 11h30, terá a oficina no mesmo local. No dia 06 de março, às 16h, espetáculo no Centro Cultural Patacuri - Terreiro Aldeia dos Orixás (situado em frente à Praça Guedes de Miranda, Ponta Grossa). E no dia 07 de março, no Espaço Cultural da UFAL (Praça Sinimbu, Centro) terá a oficina das 9h30 às 11h30 e o espetáculo às 18h.

As atividades são gratuitas! Para participar da oficina é preciso se inscrever pelo email quizumbadialogospublicos@gmail.com; e para assistir ao espetáculo, deve-se chegar uma hora antes e retirar o ingresso no local. Acompanhe o grupo na rede social facebook.com/ColetivoQuizumba e pelo blog coletivoquizumba.blogspot.com.

Essa é uma ótima oportunidade de entretenimento, que valoriza o pertencimento étnico racial e promove a partilha de conhecimentos artísticos. Esperamos que outros espetáculos afros sejam produzidos e recebam o apoio necessário para divulgarem a cultura e história afrobrasileira! Axé!


Fonte: Coluna Axé – 380ª edição – Jornal Tribuna Independente (01 a 07/03/16) / COJIRAL-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário