quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Um Natal abençoado

 

No dia 22 de dezembro de 2025, o meu pai Helcias Pereira recebeu alta médica do Hospital Metropolitano. O médico vascular disse que ia liberá-lo para passar o natal com a família, e continuar o tratamento e os curativos das úlceras em casa. 

Foi um natal diferente e extremamente abençoado. O meu painho agradeceu por estar em casa e falou emocionado: "Eu quero dizer que a minha família cresceu. Obrigado por tudo! Pela primeira vez, de verdade, estou tendo um natal e estou muito feliz!".

E mesmo não gostando de está com a barba grande e totalmente branquinha ele encarou o desafio de ser "Vovô Noel". A missão era colocar um gorrinho vermelho e entregar o dominó do homem aranha que a mamãe comprou e escondeu. Bom, ele detesta essas datas comerciais...mas, ouvir a gargalhada do Heitor e receber aquele abraço apertado do netinho valeu muito a pena.

Enfim, uma noite numa casa sem árvore de natal; sem enfeites pendurados; sem canção temática; com uma ceia simples... e o principal, cercada de muito amor e alegria. Agradecermos cada um ao seu jeito.

Eu tenho consciência que outras batalhas estão por vir... continuou orando e que seja feita a vontade do Criador. Gratidão sempre. 🙌🏾

domingo, 7 de dezembro de 2025

Te amo, você!

 


         Durante muito tempo da minha vida, tive vergonha de dizer/escrever/pensar na frase "EU TE AMO!". Na verdade, eu queria tanto escutar de alguém que a insegurança reinava. 

          Na infância, era difícil ouvir essa frase da minha mãe e de outros parentes. Quando eu dizia logo vinha a pedrada: "O que foi, tá querendo o que?". Já o meu pai falava a toda hora que dava agonia; era uma espécie de compensação por estar ausente em momentos importantes. 

         Durante a fase dos namoros, caso o carinha falasse a bendita frase, eu questionava internamente: "Será que tá falando a verdade? Ou quer outra coisa?". E quando era a minha vez, a autossabotagem intensificava e logo me considerava carente, pegajosa ou obsessiva. Enfim, construi uma pedreira dentro de mim.

         Agora, com o meu filho de apenas três aninhos, ele me ensina o verdadeiro significado do amor. O melhor, da forma mais natural possível! Sem medo! Sem esperar nada em troca. Simplesmente, em cada detalhe, em cada fração de segundo, nas birras, nas gargalhadas gostosas, no cheiro, no toque e no sentir. Um aprendizado constante!

          Diariamente, ao acordar e antes mesmo de dar bom dia ele falava: 

- Te amo, você!

           E como um mantra, passou a adotar as seguintes frases:

- Papai, te amo! Você é meu super herói. 

- Mamãe, te amo! Eu sou o seu filhote.

          Até que um dia, com um sorriso no rosto, expressou:

- Bom diaaaa, mamãe! Te amo! Você é minha vida!

          Confesso, pedi para ele repetir porque achava que não tinha entendido direito. Na verdade, queria ouvir de novo e o meu coração se encheu de alegria!

          E isso, me faz refletir que ele é o meu verdadeiro super herói... eu sei, é muita responsabilidade para uma pessoinha que ainda nem desfraldou direito; mas ele desperta o que há de melhor em mim, é a minha alegria; é o motivo de eu acordar todos os dias antes da 5h; por ele, enfrento a ansiedade e combato a depressão. Por ele, eu sigo...

        "Heitor, te amo! Você é minha vidinha!" 🥰

sábado, 6 de dezembro de 2025

Avante guerreiro!

Fez um mês que levei o meu pai na UPA/Jaraguá. Ele tinha se machucado nas pernas desde setembro e vinha me escondendo a gravidade; fazia curativos, nem descansava direito e no dia seguinte pegava a estrada para fazer o que mais ama: levar turistas para conhecer a Serra da Barriga em União dos Palmares. 

Bom, foi Deus que colocou a mão na escala do meu trabalho e programou as minhas férias em novembro. Era hora de cuidar do meu careca; dar o choque de realidade e mostrar que o corpo dele já alertou demais. Tinha que deixar de teimosia e parar para se cuidar. 

O meu painho @guia_malungo.helcias encontra-se internado no Hospital Metropolitano de Maceió desde o dia 7 de novembro de 2025. O cara calmo e comunicativo, também, tem demonstrado mais paciência e coragem.

As lesões nas pernas transformaram-se em úlceras e são extremamente dolorosas. A diabetes e hipertensão desreguladas contribuíram para a má cicatrização, e agora, é necessário fazer curativos e o desblidamento do tecido desvitalizado, além de vários medicamentos. Por enquanto, a angioplastia tá descartada para não prejudicar ainda mais os rins.

O processo é lento e extremamente desgastante. Mas, tudo tem um propósito e espero que seja para mudanças de hábitos e transformação de vida.

Enfim, agradeço a preocupação, o carinho e continuo pedindo orações. Deus no controle de tudo... nos sustentando e capacitando para enfrentar esse momento. 

Vamos seguir com fé e amor! 🙌🏾

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

sexta-feira, 28 de março de 2025

Às vezes...




Por: Helciane Angélica Santos Pereira  (28/03/2025)


A gente surta!
Termina se desesperando com o desconhecido. 
Entra em crise existencial.
Quer dormir o dia todo.
Chora escondido, na hora do banho ou abraçada a um travesseiro. 
Decepciona-se com as pessoas. 
Afasta! 
Dar vontade de sumir por aí e sem rumo certo.
Busca abrigo em um abraço. 
Tenta se defender por trás de um sorriso.
Muda de ideia.
Torna-se um mar de incertezas. 
Mas, precisa renovar a fé, a esperança e os sonhos. 
E sempreeeee... acreditar que temos um Deus todo poderoso cuidando da gente.

#vida #gratidão #mulher