terça-feira, 22 de março de 2011

Obama in Brazil

Por: Helciane Angélica
Com informações de agências de noticícas nacionais


Neste fim de semana, o mundo observou o encontro inédito entre o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América e a primeira mulher presidente do Brasil – dois países com grande potencial econômico e de recursos naturais das Américas.

A visita ao Brasil já ficou para a história, principalmente, para os moradores de comunidades carentes e integrantes de grupos afro-culturais que se apresentaram para a família negra da Casa Branca. Porém, a velha política imperialista dos EUA mexeu com o cotidiano das cidades visitadas (Brasília e Rio de Janeiro), inclusive, com um forte esquema de segurança que chamou a atenção de todos, mas é um protocolo militar adotado em qualquer lugar para onde o presidente norte-americano for.

No Teatro Municipal, Obama mostrou ainda mais simpatia e arriscou algumas palavras em português, no seu discurso trouxe muitas peculiaridades sobre a história e os costumes do nosso país com dimensão continental. Muito bem elaborado, sem dúvidas, o texto mexeu com a auto-estima do povo brasileiro e também ressaltou a importância da parceria sócio-econômica: "O futuro já chegou e está aqui, agora! (...) Juntos, podemos ter uma prosperidade maior", destacou.

No local estiveram presentes muitos artistas, especialistas nas questões étnicorraciais e autoridades – Lázaro Ramos, Thaís Araújo, Frei Davi (coordenador da ONG Educafro) e Abdias Nascimento (primeiro senador negro do Brasil) – e do lado de fora, tinham muitos ativistas demonstrando a insatisfação com a presença do Obama e a sua postura em relação aos ataques na Líbia. Por onde passou, ele foi simpático mostrou-se ser realmente simples, mesmo sendo atualmente o homem mais poderoso do mundo!

O fato foi destaque na mídia internacional, uma verdadeira overdose até nas redes sociais, e ficará na mente de muitas pessoas por vários anos. Apesar das inúmeras críticas, e de ser considerado por muitos um traidor do povo negro no mundo, ainda é uma referência para os afro-descendentes.

Ah, já ia esquecendo, infelizmente, a visita à Serra da Barriga em União dos Palmares (AL) para conhecer a história do Quilombo dos Palmares não foi incluída no roteiro – a proposta defendida na Assembleia Legislativa de Alagoas por um deputado virou piada em muitos locais – mas, porque a graça? Trata-se do palco da resistência negra e de luta pela liberdade no Brasil, já foi visitada por muitos turistas estrangeiros, merece ser respeitada, sempre! Axé!


Fonte: Coluna Axé - 142ª edição - Tribuna Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário