terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Festa das Águas

Na quinta-feira (08.11), das 15 às 18h, na Praia de Pajuçara (em frente à quadra do CRB) terá a Festa das Águas em homenagem a Iemanjá – orixá feminino dos lagos, mares e fertilidade, além de ser a matriarca do panteão afro sagrado. É um dos orixás mais respeitados e populares, no sincretismo religioso é a Nossa Senhora. Nessa data, também é o feriado religioso do Dia da Imaculada Conceição.

Na programação afro-cultural terão apresentações artísticas do Arê Iorubá (Núcleo Cultural da Zona Sul), Maracatu Raiz da Tradição (Abassá de Angola de Oyá Igbalé), Inê (Guesb), Afoxé Oju Omin Omorewá, Coletivo AfroCaeté, e no encerramento a cantora e compositora Lecy Brandão – a carioca é uma das mais importantes intérpretes de samba, já gravou mais de 20 álbuns e atualmente é Deputada Estadual em São Paulo.

O evento é uma realização da Articulação dos Grupos da Cultura Popular e Afro-Alagoana em parceria com a Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos/Governo de Alagoas. A atividade é bonita, reúne caravanas de religiosos de matrizes africanos oriundos de diversos bairros de Maceió e municípios alagoanos que farão simultaneamente seus batuques e oferendas, além de simpatizantes e turistas curiosos.

Também visa o combate da intolerância interreligiosa, porém, neste ano chamou a atenção a iniciativa da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (Smccu), da Prefeitura de Maceió, em controlar o horário e o local das manifestações das crenças religiosas na orla da capital, que deve acontecer entre o Hotel Atlantic e a balança de pescados da Praia de Pajuçara. Esperamos que a fiscalização da ordem pública aconteça igualmente no show e caminhada que ocorrem com representantes de outras religiosas. Desejamos um dia de muita harmonia e respeito entre todos! Axé!


Fonte: Coluna Axé - nº179 - Jornal Tribuna Independente (06.12.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário