terça-feira, 27 de março de 2012

Catálogo especial

Nessa quinta-feira (29) – na sede do Sindicato dos Corretores de Seguros (Sincor/AL), localizado na rua Goiás (Farol) em Maceió – a partir das 8h30, terá um café da manhã oferecido pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) à imprensa para apresentar o catálogo da 1ª Edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, também para exibir o vídeo-documentário com os melhores momentos de 2011 e divulgar oficialmente o período de inscrição para a segunda edição. 

O evento contará com a presença da coordenadora do prêmio, jornalista Angélica Basthi, da Cojira-Rio. Além de Maceió, o catálogo está sendo lançado em outras cinco cidades brasileiras: Brasília, João Pessoa, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro. 

O Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, e é promovido em parceria com as Cojiras de Alagoas, Paraíba, São Paulo, Distrito Federal e o Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Rio Grande do Sul, vinculados aos respectivos sindicatos de jornalistas locais. O projeto conta com o patrocínio da Fundação Ford e da Fundação W. K. Kellogg. 

A premiação tem como objetivo estimular uma cobertura jornalística mais expressiva sobre a população negra brasileira nos mais diversos setores. Lançado em 2011, a primeira edição mobilizou as redações do país, e foram mais de 150 trabalhos inscritos divididos em sete categorias: Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Mídia Alternativa ou Comunitária, Internet, Fotografia e Especial de Gênero. Inclusive, o Estado de Alagoas esteve entre os grandes campeões, com a TV Educativa de Alagoas (TVE), emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), na categoria Televisão, com a matéria Quilombola, exibida no programa Página Aberta. 

As inscrições para concorrer na segunda edição do Prêmio Nacional iniciam em maio deste ano, e, estarão aptas a concorrer as reportagens publicadas e/ou veiculadas no período de 01 de maio de 2011 até 30 de abril de 2012. Acompanhe as novidades no site: www.premioabdiasnascimento.org.br. Que venham novas produções! Axé!


Fonte: Coluna Axé - nº194 - jornal Tribuna Independente (27.03.12)

Um comentário: