terça-feira, 5 de junho de 2012

Imprensa livre e democrática


Na última sexta-feira, 1º de junho, quando se comemora o “Dia Nacional da Imprensa”, os jornalistas brasileiros, capitaneados pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) aproveitaram a data para reafirmar o compromisso de continuar a lutar pelo direito à informação de qualidade. Para tanto, reforçam que são necessárias, além da defesa das liberdades de imprensa e de expressão, a defesa do diploma como requisito para o exercício da profissão de jornalista, de condições dignas de trabalho, o combate à crescente violência contra os profissionais de imprensa e suas organizações sindicais, a promoção da igualdade racial e a luta por um novo marco regulatório para as comunicações no Brasil.

Celebrado desde o ano 2000, o Dia Nacional da Imprensa foi instituído pela Lei 9.831/1999, resgatando a data da primeira circulação do jornal Correio Braziliense, de Hipólito da Costa, em 1808, em contraponto à imprensa oficial do Brasil Império. Para a FENAJ este 1º de junho, mais do que uma data comemorativa, é um dia de reflexão e de luta pela necessária valorização do Jornalismo e dos jornalistas.

Dentre as atuais bandeiras de luta dos jornalistas brasileiros, destacamos o combate ao racismo na mídia e o apoio às ações afirmativas de promoção da igualdade racial. A cada dia, cresce o engajamento dos profissionais de imprensa nessa luta, que levou a Fenaj a criar a Comissão Nacional dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), que reúne os coletivos que debatem a temática nos Sindicatos filiados.

Por intermédio da Conajira/Fenaj, os jornalistas contribuem de forma efetiva com a proposição de políticas de ações afirmativas no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), órgão da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), vinculada à Presidência da República. Além disso, a Fenaj tem realizado parcerias que viabilizem a capacitação dos jornalistas para abordagem da temática étnicorracial qualificada, como por exemplo, a realização do Curso de Gênero, Raça e Etnia para jornalistas, realizado no ano passado em parceria com a ONU Mulheres.


Fonte: Coluna Axé - nº203 - Jornal Tribuna Independente (05.06.12) / Colaboração: Valdice Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário