terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Convite importante: Palestra em seminário de povos tradicionais de matrizes africanas

Tive a honra de ser convidada para participar do 1º Seminário Estadual de Povos Tradicionais de Matrizes Africanas, no painel "Cultura, Mídia e Terreiro", e escolhi o tema: "Mídia e intolerância religiosa". Os outros dois facilitadores serão: Larissa Fontes - "A importância do registro para a preservação da memória"; e Keyler Simões - "Os mecanismos midiáticos: os limites do sagrado". A discussão acontecerá nessa quarta-feira (05.02) a partir das 8h30, no Hotel Matsubara localizado no bairro de Cruz das Alamas em Maceió.

Na ocasião, tenho como objetivo promover a reflexão sobre a abordagem jornalística quanto às questões religiosas, além de destacar o exemplo da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL/Sindjornal) na sensibilização dos profissionais e na contribuição dos eventos afros e das casas de axé. Também, não poderei deixar de destacar a minha experiência na condição de editora da Coluna Axé, que é publicada há quatro anos no jornal Tribuna Independente.

Participam do evento cerca de 110 pessoas, dentre: religiosos de matriz africana, representações quilombolas, jovens e ativistas do movimento negro. A programação iniciou nessa segunda-feira (04.02) com a discussão de temáticas diversas e o encerramento ocorrerá na madrugada da quarta-feira (06.02), com a segunda edição do evento "De volta à Angola-Janga" na Serra da Barriga em União dos Palmares.

Trata-se de um momento ímpar no Estado de Alagoas, e isso, só aumenta a minha ansiedade e nervosismo. Mas, tenho certeza que valerá muito a pena e ampliará meus conhecimentos.

Axé! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário