terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Enfim, a Fapir!


Entidades do Movimento Negro alagoano, militantes e ativistas estão de parabéns! A leitura de uma Carta Aberta à sociedade, por Igbonan Rocha, na noite da última sexta-feira, 1º de fevereiro, na praça Dois Leões, em Jaraguá, durante a festa dos grupos afro-culturais que antecedeu o Cortejo Tia Marcelina, marcou o lançamento oficial da Frente Alagoana de Apoio à Promoção da Igualdade Racial (Fapir). Um espaço de articulação e organização do Movimento Negro frente a demandas da atual conjuntura, sobretudo, em relação à luta pela igualdade racial e o acompanhamento com intervenções, do Plano Nacional Juventude Viva em Alagoas. 

Diz a Carta Aberta que, desde a década de 80, o Movimento Negro Alagoano marcou presença denunciando casos de racismo, sendo responsável pelo resgate e para que fosse feito o tombamento da Serra da Barriga enquanto solo sagrado agregador do maior e mais importante quilombo do mundo, que foi o Mukambu de Palmares. As lideranças também reconhecem que, nas últimas décadas, Zumbi dos Palmares e seus malungos são devidamente homenageados por milhares de ativistas dos mais diversos segmentos. No entanto, querem uma articulação mais política e orgânica no sentido de fortalecer sua eficácia mediante os avanços e desafios da contemporaneidade.

A Fapir começou a ser idealizada durante as festividades do “20” de novembro, na Serra da Barriga, e teve sua articulação anunciada em 05 de setembro de 2012, quando  representantes do Governo Federal durante apresentação do Plano Nacional Juventude Viva para Alagoas, solicitaram ao movimento negro, empenho no sentido de acompanhar e monitorar a sua execução, para garantir a efetivação das ações. Desde então, foram feitas reuniões de articulação e organização da Frente, que pretende reunir representações étnicas, culturais e religiosas, bem como ativistas referendados por sua comissão executiva. 

Já se vê resultados positivos, como a aprovação do Projeto de Lei que cria o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, e a eleição dos representantes do Movimento Negro e de Juventude para o Comitê Gestor do Plano Nacional Juventude Viva em Alagoas. A Fapir é reflexo da maturidade da sociedade civil frente à urgência de políticas públicas para a população afro-alagoana, considerando que Alagoas amarga os primeiros lugares no extermínio da juventude negra, com a dolorosa constatação de ter para cada 100 jovens assassinados, um total de 84 negros. Mais do que nunca, artistas, ativistas negros, pesquisadores, educadores, capoeiristas, remanescentes de quilombo, agentes afro-culturais, ritmistas das bandas afros, maracatus e afoxés; babalorixás, ialorixás e filhos de santo devem unir forças para fortalecer a luta através da Fapir.


Fonte: Coluna Axé - nº237 - Jornal Tribuna Independente (05.02.13)
Editora interina: Valdice Gomes - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário