terça-feira, 16 de abril de 2013

Parceria importante

No dia 04 de abril, teve o Curso Relações Étnicorraciais para Operadores do Sistema de Justiça em Alagoas, e, a oficina sobre Identificação e Abordagem do Racismo Institucional.
 
A iniciativa foi uma realização instituída a partir do termo de cooperação assinado pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, e pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça alagoano (TJ/AL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo. Tem como objetivo central, promover a capacitação de operadores do Direito sobre o entendimento das relações étnicorraciais e o enfrentamento do racismo no exercício diário de suas atividades.

O curso também integrou o Juventude Viva – Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra – a primeira etapa foi lançada em Alagoas e o desafio é ampliar a ação para mais cinco Estados (132 municípios que concentram 70% dessas mortes). Também prevê a integração com o envolvimento do movimento negro, movimentos juvenis, representantes do Hip Hop, de especialistas em segurança pública e atores governamentais nas esferas federal, estaduais e municipais.

As práticas racistas e as demais formas de preconceito ocorrem diariamente, inclusive, no local de trabalho e nos órgãos públicos (racismo institucional), e, a sociedade precisa saber identificar e denunciar, foi o que ressaltou a Ministra Luiza Bairros: “O racismo é fácil de ser encontrado e causa efeitos concretos nas vidas das pessoas, inclusive a probabilidade de viver ou morrer", completou ainda, “é a partir da pressão social que a gente pode fazer com que instituições como o Ministério Público, entre outras do Poder Jurídico, se comprometam com aquilo que é mais essencial para o conjunto da sociedade”, disse.

A luta é constante para garantir a igualdade racial e o respeito; e esse deve ser um compromisso de todos! Vamos em frente, buscando mais políticas de ações afirmativas. Axé!

Fonte: Coluna Axé - nº245 - Jornal Tribuna Independente. (16.04.13)
Edição: Jornalista Helciane Angélica / COJIRA-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário