segunda-feira, 5 de abril de 2010

Literatura Negra

Texto e foto: Helciane Angélica


Quero aproveitar o espaço para apresentar a baiana Ana Paula Pereira, ou melhor, Paula Fanon. Uma mulher negra de 28 anos, esforçada, sonhadora, criativa e guerreira que conheci nos eventos afros da vida.


Nosso primeiro contato ocorreu na 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir) em junho de 2009 em Brasília. Vi umas duas vezes nas reuniões dos comunicadores negros, mal nos falamos, tamanha a urgência dos encontros e deliberações. A segunda ocasião aconteceu por acaso, durante o 1º Seminário de Mulheres Negras Nordestinas na Ilha de Itamaracá (PE) no mês passado, por coincidência ela foi uma das companheiras de quarto no hotel onde aconteceu o evento, que serviu para compartilhar experiências e divulgar as ações desenvolvidas no combate do racismo na mídia.


Tive a oportunidade de conhecer melhor a militante e o trabalho da acadêmica de Letras, que também é produtora cultural, integrante da Articulação de Jovens Negras Feministas, colaboradora do Portal Literal e editora do blog wwwliteraturasubversiva.blogspot.com. Nesse espaço que existe há dois anos, ela divulga as produções de escritores e poetas negros e negras, revela autores amadores, faz a divulgação de editoras especializadas, realiza entrevistas, crônicas e resenhas de livros.


É uma amante das artes e da literatura, que escreve sobre temas da afrodescendência para os meios de comunicação; e que também se dedica na produção de poesias desde 2006, e agora, sonha com a publicação do seu primeiro livro no próximo ano. Bom, nem precisa dizer que já virei fã né? Já tive a oportunidade de ver algumas poesias e adorei ... tem que fazer logo o livro, para a gente dar um jeito de lançar aqui em Alagoas. Por enquanto, visitem o blog dela e comentem!


Parabéns amiga pelo trabalho! Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário