terça-feira, 7 de setembro de 2010

Grito dos excluídos e excluídas

Por: Helciane Angélica - Jornalista


Hoje sete de setembro é o Dia da Independência do Brasil, melhor dizendo, Dia da Pátria e acontecerá o tradicional Grito dos Excluídos e Excluídas em todo o país. Pela primeira vez em Alagoas não será realizada na capital, e sim, no município de Murici na zona da mata – uma das cidades atingidas peles enchentes em junho deste ano.

Enquanto tem várias paradas militares, integrantes das pastorais sociais, estudantes, sindicalistas e ativistas de vários segmentos sociais, inclusive, do movimento social negro participam da manifestação popular em busca verdadeiramente da independência nacional. Busca-se chamar a atenção da sociedade e denunciar à exclusão social, miséria, fome, violência, preconceitos e todas as formas de opressões que milhões de pessoas sofrem cotidianamente neste país.

Essa é a 16ª edição e este ano aborda o tema “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular”. A concentração acontece às 7h em frente à Igreja dos Capuchinhos no bairro do Farol, e a Arquidiocese de Maceió disponibilizou três ônibus para facilitar o deslocamento das pessoas interessadas.

Em Murici, a mobilização inicia na Rodoviária, seguida com uma caminhada pelas ruas centrais e a visita aos galpões onde as famílias desabrigadas foram alojadas. Também terá a distribuição de panfletos sobre o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade de Terra e a votação em urnas itinerantes, em defesa da soberania alimentar e territorial, além de combater as grandes concentrações de terras, já que, muitas famílias camponesas estão sendo expulsas das áreas rurais e passam por inúmeras necessidades nas periferias. Acompanhe outras informações no site www.arquidiocedemaceio.org.br.


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (07.09.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário