terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ideias criativas

Por: Helciane Angélica


Até o dia 16 de setembro, estão abertas as inscrições para o Edital de Ideias Criativas para 20 de Novembro, realizado pela segunda vez, e promovido pela Fundação Cultural Palmares vinculada ao Ministério da Cultura. Podem concorrer produtores, professores, agentes culturais que trabalham com a cultura afro-brasileira e entidades privadas sem fins lucrativos, de natureza cultural ou não, com experiência comprovada em ações culturais afro-brasileiras.

Os projetos devem ser encaminhados pelos Correios e podem ser elaborados como intervenção urbana, atividade sócio-educativa, seminário, palestra, evento cultural, cultura popular, debate ou qualquer outra forma de expressão, contanto que a iniciativa seja inovadora. Em cada região brasileira serão selecionados dois projetos na categoria Individual, que receberão até R$ 20 mil; e um na categoria Entidade, com um prêmio de até R$ 60 mil.

Esse é mais um incentivo para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, que também é o dia da morte de Zumbi dos Palmares ocorrida em 1695, e busca homenagear esse herói negro que foi um dos principais guerreiros do Quilombo dos Palmares – lutou por respeito, igualdade social e liberdade.

Já faz algum tempo que as celebrações e atividades político-culturais estão sendo executadas durante todo o mês de novembro em várias partes do País, e nos mais diversos locais como: praças públicas, escolas, associações, órgãos públicos, templos religiosos, etc. E independente de quem ou entidades que realizem os eventos, é preciso, estimular a auto-estima da população negra e a consciência étnica durante todo o ano, e ainda, promover estratégias para combater o racismo e a intolerância religiosa existente no Brasil, que tem mais da metade da população afro-descendente.

Mais informações sobre o edital e aquisição do formulário de inscrição no site www.palmares.gov.br.


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (14.09.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário