quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Documentário “O lixão sai, a gente fica” é lançado em Alagoas

A produção cinematográfica é uma iniciativa do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu em parceria com Cooperativa de Catadores da Vila Emater (Coopvila)


Por: Helciane Angélica


Nesta quarta-feira (15.12) às 9h, será lançado o vídeo-documentário “O lixão sai, a gente fica” no Cine Sesi Pajuçara em Maceió. A produção cinematográfica é uma realização do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb) em parceria com a Cooperativa de Catadores da Vila Emater (Coopvila), e contou com o patrocínio do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

Com 22 minutos de duração, o documentário contou com a direção de Marcelo Pedroso. As gravações ocorreram entre abril e junho de 2010, e apresenta a situação dos catadores de materiais recicláveis da Vila Emater em Maceió, após o fechamento do lixão pela prefeitura. O fortalecimento da cooperativa, a luta pela implantação da coleta seletiva e a resistência pelo direito à moradia fazem parte do horizonte desses trabalhadores em um momento que precisam reconstruir suas referências de vida.

Na programação também acontecerá uma mesa-redonda sobre “A erradicação do trabalho infantil, os catadores e a cidade”, com a presença da Promotora de Justiça do Trabalho do Paraná, Margaret Matos de Carvalho; do Promotor Saint Clair Honorato Santos que também é Coordenador do Centro de Apoio das Promotorias do Meio Ambiente do Paraná; e o Engenheiro Rodolfo Aureliano da Silva Filho, Coordenador de Projetos da Prefeitura da Jaboatão dos Guararapes (PE).

Na ocasião, será abordada a experiência positiva que ocorreu no município de Curitiba (PR), que foi condenado pela Justiça do Trabalho a remunerar os catadores de materiais recicláveis da cidade ligados às cooperativas ou associações. Em 2009, por meio de uma ação civil pública movida pela procuradora Margaret Matos, do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), exigiu-se que a prefeitura da capital tomasse medidas para coibir o trabalho infantil na coleta de lixo na rua e logradouros públicos, além de determinar que o município promovesse ações de inserção social para crianças e adolescentes.

De acordo com Ana Lúcia Ferraz, Coordenadora do Ceasb, Maceió foi uma das últimas capitais do Nordeste a manter um lixão a céu aberto e palco de intensos debates enfocando a localização do novo aterro sanitário, fechamento e recuperação do lixão, além do programa de inclusão sócio-econômica dos catadores, agora, o principal ponto de pauta é a importância da implementação da coleta seletiva e a geração de renda para catadores.


Currículo do Diretor
Marcelo Pedroso se formou em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2003, integra a produtora de cinema e vídeo recifense Símio Filmes. Atua principalmente como diretor, montador e educador. Entre seus trabalhos mais recentes, estão os documentários em longa-metragem Pacific (prêmios de melhor longa na Mostra do Filme Livre, Panorama de Cinema de Salvador, CachoeiraDoc e participação em mais de 15 festivais brasileiros e estrangeiros), KFZ-1348 (Prêmio do Júri na 32a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, participação em 20 festivais) e Balsa (I Semana dos Realizadores). Entre os curtas-metragens, destaque para Aeroporto (Curta Cinema-RJ), feito em parceria com a Cia de Foto. Como educador, ministra oficinas de audiovisual através da ONG Vídeo nas Aldeias e em outros espaços de formação como universidades e centros culturais. 


SERVIÇO
Lançamento Nacional do Vídeo “O lixão sai, a gente fica”
Dia: 15 de dezembro de 2010 (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Centro Cultural Sesi localizado na Av. Dr. Antônio Gouveia, nº 1113, Pajuçara, Maceió-AL.
Mais informações: (82) 9937-7369 / 9937-7711 / 3355-5196
Acesse: www.ceasb.org.br / www.coopvila.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário