terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Iemanjá e a festa das águas

Por: Helciane Angélica - com informações da comissão organizadora


Amanhã, 08 de dezembro, é um dia de festa em Maceió em homenagem à Iemanjá –orixá feminino dos lagos, mares e fertilidade, além de ser a matriarca do panteão afro sagrado. Iemanjá é um nome derivado de três outras palavras do dialeto africano iorubá: yèyé (mãe), omo (filha) e ejá (peixe). Grupos alagoanos homenagearão aquela que é um dos orixás mais respeitados e populares – no sincretismo religioso é a Nossa Senhora devido à relação com a maternidade – a concentração será a partir das 10h, na Praça Multieventos, na Praia da Pajuçara em Maceió. 

Neste local, ocorre o encontro de caravanas de religiosos oriundos de diversos bairros de Maceió e municípios alagoanos que fazem seus batuques e oferendas simultaneamente durante todo o dia, atraindo turistas e simpatizantes das religiões de matriz africana. 

A ação também busca chamar a atenção da sociedade sobre o combate da intolerância religiosa, e o preconceito historicamente reproduzido em relação às religiões de matrizes africanas. As atividades da grande festa iniciarão com uma roda aberta de capoeira com a presença de representantes dos grupos Tradição, Liberdade, Abadá, Águia Negra, Muzenza e demais interessados. 

A partir das 14h, terá as apresentações percussivas com a Orquestra de Tambores de Alagoas, o Afoxé Oju Omin Omorewá, o maracatu nação A Corte de Airá (Palácio de Airá), o maracatu Raízes da Tradição do Abassá de Angola (Abassá de Oiá Balé), o Coletivo AfroCaeté, o Afoxé Odô Iyá (Casa de Iemanjá), o grupo Inaê (Grupo União Espírita Santa Bárbara-GUESB), grupo Airê Ioruba (Núcleo de Cultura da Zona Sul), o CEPA Quilombo (Jacintinho), o Quintal Cultural (Bom Parto), entre outros. 

A iniciativa contará ainda com a presença de convidados e representantes de órgãos públicos, Universidades e da comunidade. O evento será encerrado com um cortejo étnico reunindo todos os grupos presentes. Parabéns pela iniciativa e a programação riquíssima. Axé!



Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (07.12.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário