terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

Por: Helciane Angélica


A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) ampliou ainda mais o seu poder de organização e compromisso étnicorracial em 2010! Esteve diretamente envolvida na Campanha “Censo 2010 – Assuma a sua negritude” ao lado do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô/APN-AL, Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro e teve o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) – uma ação que sensibilizou às pessoas na auto-declaração em relação à cor da pele, e ainda sobre a importância de afirmar a opção religiosa e sexual.

Também ficou entre os dez homenageados com o Certificado “Oju Jangun – Os olhos dos guerreiros” (em iorubá), destinado para personalidades e entidades que combatem a intolerância religiosa. A ação foi promovida pela Casa de Iemanjá onde funciona o Ponto de Cultura Quilombo dos Orixás no bairro da Ponta da Terra em Maceió. Foi a entidade alagoana selecionada para participar do 1º Seminário Mulheres Negras Nordestinas no combate à discriminação racial na mídia, realizado na Ilha de Itamaracá (PE) pelo Observatório Negro e a Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB).

Aos poucos, a Cojira-AL tem revolucionado a mídia étnica em Alagoas, e pela primeira vez, seus dez integrantes estiveram envolvidos na produção de um encarte afro especial “Axé!” publicado no dia 20 de novembro, no Jornal Tribuna Independente. Além disso, foi uma das entidades parceiras e contribuiu efetivamente para a divulgação da Campanha Nacional “Por uma infância sem racismo” em Alagoas, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a criança (UNICEF).

Outra importante contribuição foi na articulação da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), órgão consultor da Federal Nacional de Jornalistas (Fenaj), onde Alagoas tem três representantes: Valdice Gomes como membro-titular da Fenaj; Helciane Angélica e Gerônimo Vicente, respectivamente, como titular e suplente da Cojira-AL. Essa organização foi essencial para dar mais credibilidade às ações desenvolvidas pelos coletivos sindicais de jornalismo que discutem a questão étnicorracial e motivou na participação do edital público que escolheu as instituições da sociedade civil integrantes do Conselho Nacional de Políticas Públicas de Igualdade Racial (CNPIR/Seppir). A Conajira foi selecionada com louvor, e estar sendo representada por Valdice Gomes (Cojira-AL) e Iris Cary (Cojira-DF).

E pelo terceiro ano consecutivo a Cojira-AL realiza a produção inovadora da Retrospectiva Afro-Alagoana (mês a mês), onde mostra para a sociedade os principais avanços das questões étnicorraciais e eventos dos segmentos afros realizados ao longo do ano. O registro documental tem sido arquivado por muitas entidades do movimento social negro e é exposto nas suas bibliotecas. A retrospectiva 2010 será publicada no dia 1º de janeiro de 2011 no blog: http://www.cojira-al.blogspot.com/. Confira!


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (28.12.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário