quinta-feira, 30 de junho de 2011

E a estrada, sai?


Serra da Barriga ao fundo (Foto: Helciane Angélica - Arquivo)

O drama da Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares (AL), em relação a sua bendita estrada de acesso, tá pior que novela mexicana! O local que é o berço histórico da resistência negra e palco de muitas celebrações pela igualdade racial e no combate do racismo em Alagoas, e que tem há quase quatro anos o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, vem sofrendo com o descaso político.

Nesta quinta-feira (30.06), acaba o prazo de validade da emenda parlamentar que garante os recursos necessários para efetivar a construção da estrada, onde boa parte ainda é de barro relembrando os tempos árduos da saga quilombola.

Senhor Governador Teotonio Vilela Filho, a comunidade afro-alagoana precisa de mais atenção e o Estado não pode dar as costas aquele Monumento Nacional que tanto atrai turistas de várias partes do Brasil e de outros países!

E o Senhor Presidente da Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, Eloi Ferreira de Araújo, também já passou da hora de vir até Alagoas para conferir de perto as reais necessidades de mudanças na área tombada: precisa-se de mais reflorestamento na área; investir na manutenção dos espaços temáticos do Parque Memorial, que estão se destruindo ao longo do tempo sem reparos; os áudios que relatam a história estão quebrados; e outras demandas que surgem a cada dia.

Um comentário:

  1. É uma faltar de respeito com a memória do povo, e sua cultura. Até quando vamos ver esse descaso?

    Helci vou reproduzir essa postagem no meu blog
    www.jmarcelofotos.com

    Abraços!

    ResponderExcluir