sexta-feira, 29 de julho de 2011

“Ação para cidadania” atenderá moradores do Jacintinho

O projeto é desenvolvido pelo Instituto Nossa Senhora de Fátima, criado há 12 anos pela médica e vereadora Fátima Santiago


Por: Helciane Angélica – Jornalista/Ascom Vereadora Fátima Santiago


Acontece neste sábado (30.07) o projeto “Ação para cidadania”, promovido pelo Instituto Nossa Senhora de Fátima, entidade idealizada pela médica e vereadora Fátima Santiago (PP). Serão desenvolvidas das 8h às 17h, várias atividades sócio-educativas e na prevenção de doenças para toda a comunidade, na Escola Municipal Eulina Alencar, localizada no bairro do Jacintinho em Maceió-AL.

Dentre os serviços oferecidos está a emissão da primeira via de carteira de trabalho; o balcão de negócios, onde a Central de Trabalhadores Autônomos (CTA) repassará as orientações necessárias para a montagem de pequenos negócios. Na área da saúde, serão realizados exames ginecológicos (papa Nicolau) e encaminhamentos para a realização de mamografias; além de exames de catarata, glaucoma e pterígio. E as crianças terão um espaço especial, onde dentistas destacarão a importância da saúde bucal e a aplicação do flúor.

A vereadora Fátima Santiago, médica com formação em Ginecologia e Obstetrícia e pós-graduada em medicina do trabalho, antes mesmo de enveredar na área política já contribuía para a efetivação de políticas públicas. Há 30 anos atua nas periferias para garantir a prevenção do câncer do colo de útero e de mama. “O meu foco é a prevenção de doenças, ajudando na detecção de lesões pré-câncer, para que a mulheres possam identificar as problemáticas no estágio inicial, só assim, permitirão ter um tratamento adequado e uma recuperação eficaz. É extremamente importante que a comunidade usufrua de todas as ações do governo e do município, e se for mais perto de casa é ainda melhor. Por isso, estou levando não só ações na área da saúde, como também, acoplando atividades educativas e que garantam a cidadania”, ressaltou.

O público também prestigiará palestras sobre a importância dos contraceptivos ministrada por Fátima Santiago; a Major Valdenize da Polícia Militar abordará sobre os impactos das drogas; o Centro de Apoio às Vítimas de Crime (CAV Crime) informará sobre todos os tipos de violência e as ações desenvolvidas; a Visão Mundial discutirá sobre economia e como amenizar a pobreza; e a Juíza Magnólia estará a frente do Balcão de Direitos.

Para a manicure e costureira, Francisca Cardeal dos Santos, que é moradora do Jacintinho a mais de vinte anos e participa do Grupo Alagoas Cidadã, o projeto “Ação para cidadania” está suprindo emergencialmente a necessidade de várias mulheres carentes. “A atividade vai trazer mais conhecimentos e todo mundo vai tirar suas dúvidas sobre vários assuntos. Esses serviços de saúde vão atender muitas pessoas que não tem condições de pagar por esses exames, e também, só mostra o quanto precisamos ter mais atenção nos postos de saúde para atender muito mais pessoas durante o ano todo”, afirmou.

O Instituto Nossa Senhora de Fátima conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde; Associação Brasileira de Odontologia (ABO); Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL); Delegacia Regional do Trabalho (DRT-AL); e da Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos. No evento ainda terá recreação infantil e apresentações artísticas com alunos da escola e do bairro como: bumba-meu-boi de carnaval Excalibur composto por crianças, grupo de capoeira Águia Negra e o coco de roda Xique Xique.

Instituto Nossa Senhora de Fátima
A instituição sem fins lucrativos existe há 12 anos no Conjunto José Dubeuax Leão, tem por objetivo promover ações sociais destinadas a população carente. De segunda a sábado, são oferecidos gratuitamente serviços ginecológicos, pré-natal, fisioterapia, psicólogo, clínico geral, patologia cervical, dentre outros. Também existe uma Unidade Móvel de Saúde, com dois gabinetes ginecológicos e um de pediatria, que já percorreu vários bairros de Maceió, contando sempre com uma equipe de profissionais capacitados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário