segunda-feira, 25 de julho de 2011

Fátima Santiago participa de formação étnicorracial em São Paulo

A parlamentar esteve na Escola de Formação dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) e, também, no II Seminário Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha


Por: Helciane Angélica 



A vereadora por Maceió, Fátima Santiago (PP), esteve nos dias 19 a 23 de julho na cidade de São Paulo para participar da Escola de Formação dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) – entidade do movimento negro brasileiro, que existe há 28 anos e está presente em 11 Estados – e também prestigiou o II Seminário Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha.

Na opinião da vereadora, o racismo é um fenômeno que muitas vezes consegue se camuflar e está presente em vários setores e, somente, com representações parlamentares comprometidos com a causa étnicorracial, teremos mudanças expressivas e leis exercidas.  “Se a gente não se conscientizar que podemos ser parlamentares e mostrar a nossa capacidade nas diversas profissões, não ascenderemos socialmente. E enquanto a gente ficar só no discurso, criar conselhos e esses não conseguirem adentrar nas periferias, não teremos poderes e não conseguiremos a transformação social. Somos negros e a maioria neste país, então, temos que reivindicar os nossos direitos. Aí sim, acreditarei na mudança!”, destacou. 

Dentre os temas discutidos na Escola de Formação estiveram: Globalização e as Questões Etnicorraciais; História dos APNs no Brasil; O Movimento Negro e o Estado; Negro, Política e poder; Racismo no Brasil; Política de Segurança Alimentar no Brasil; além de passeios étnicos, cine-fórum; oficina de teatro do oprimido e visitas em órgãos públicos que executam políticas afirmativas no combate do racismo e outras formas de discriminação.


Nessa escola pude obter mais informações sobre as ações afirmativas destinadas à população negra. Eu nunca fui militante e vim aqui para aprender mesmo e, com certeza, agora retornarei para minha cidade com uma bagagem inteira de ideias para o meu mandato”, exaltou Fátima Santiago, que também fez questão de oficializar a sua filiação nos APNs.


Seminário Internacional

Nos dias 22 e 23 de julho, a parlamentar também prestigiou o II Seminário Internacional da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha que aconteceu na Secretaria de Justiça de São Paulo. Ela também foi convidada para compor a mesa de honra e falar um pouco sobre a sua experiência na área profissional e política.


As mulheres representam 61% da população brasileira, mas é minoria nos espaços de poder. Fátima Santiago destacou que não entende o porquê das mulheres não votarem em mulheres para defender seus próprios interesses. Ela é a primeira vereadora negra eleita na capital alagoana e está no seu terceiro mandato e, atualmente, encontra-se entre as cinco mulheres no total de 21 vereadores na Câmara Municipal de Maceió e é a única negra. Tem formação em Medicina, é especialista em Ginecologia e Obstetrícia, tem pós-graduada em Medicina do Trabalho; além de formação em Vídeo-histeroscopia e Diagnóstico Cirúrgico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário