terça-feira, 12 de julho de 2011

Via sacra até à Serra da Barriga



Texto: Helciane Angélica
Vídeo: JMarcelo Fotos (União dos Palmares)


O dia 07 de julho, ficará na lembrança das pessoas que foram prestigiar a cerimônia interreligiosa em homenagem a Abdias Nascimento na Serra da Barriga em União dos Palmares, abertura do Ìgbà – IV Seminário Afro-Alagoano: “Igualdade Racial é Para Valer?".

Todo mundo sabe que nesse período chuvoso, a estrada de acesso torna-se um rio de lama, é difícil ir tanto pela entrada principal como pelo caminho da Usina Laginha, e o pior fica extremamente perigoso subir de ônibus, onde até mesmo com moto é possível ficar atolado. Mas, depois de escorregar várias vezes, desce do veículo, empurra, caminha um pouco e vários carros ficarem no caminho... finalmente, alguns participantes do encontro conseguiram chegar até o platô.

O mais absurdo dessa história, é que há vários anos as autoridades prometem que irão melhorar a estrada de acesso, dizem até que os recursos já foram liberados, mas o que falta para a ação ser concretizada? E a velha desculpa é utilizada, “deixa chegar o verão que as obras começarem!”

Bom, o fato é que a solenidade aconteceu e foi marcada por discursos emocionantes em memória a Abdias Nascimento, um dos maiores expoentes do movimento negro no Brasil, falecido no dia 27 de maio deste ano, aos 97 anos, no Rio de Janeiro – cujas cinzas serão depositadas na Serra da Barriga no dia 13 de novembro.

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira, prestigiou a atividade e ressaltou que Abdias deu uma contribuição extraordinária, como militante, agente público, político e cidadão por um mundo mais justo e mais igualitário. “O sonho que Abdias acalentou é o legado que ele nos deixou para dar continuidade”, enfatizou. Ele também afirmou que em sua gestão à frente da FCP, dará uma atenção especial à Serra da Barriga, e firmou o compromisso de no início de agosto voltar a Alagoas com mais tempo para se reunir com representantes do Movimento Negro Alagoano.

No dia anterior, a programação ocorreu no auditório da Prefeitura com várias palestras e a apresentação do “Diagnóstico para o Desenvolvimento Sustentável dos Remanescentes Quilombolas, em Alagoas”. Confira outras informações sobre o evento no blog http://cadaminuto.com.br/blog/raizes-da-africa e as imagens da situação calamitosa da estrada da Serra da Barriga no site http://www.jmarcelofotos.com.

Esse Monumento Nacional merece respeito, afinal, foram cem anos de resistência onde negros, índios e brancos pobres se uniram no Quilombo dos Palmares em busca de liberdade e justiça social.

Fonte: Coluna Axé - n°158 - jornal Tribuna Indepedente (12.07.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário