terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Centenário do Quebra de Xangô



Por: Helciane Angélica - Com informações da Assessoria de Comunicação


A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) dar o ponta-pé inicial para a celebração do Centenário do Quebra de Xangô nos dias 01 e 02 de fevereiro, com a abertura do projeto “Xangô Rezado Alto”, que busca homenagear a memória dos nossos ancestrais e todos aqueles que resistem ao preconceito e a intolerância religiosa.

O Quebra de Xangô realizado em 1912, foi um dos episódios mais tenebrosos no Estado de Alagoas, onde uma milícia armada denominada Liga dos Republicanos Combatentes destruiu terreiros e perseguiu várias pessoas adeptas de religiões de matriz africana. Com essa situação, muitos se sentiram obrigados a abandonar sua cidade e foram para outros estados, para continuar difundido a cultura em estados como Pernambuco e Bahia.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do projeto, a ideia surgiu de uma série de fatos e ações desenvolvidas por seguidores, populares, estudiosos e admiradores da cultura afro em Alagoas, como os professores universitários Edson Bezerra, Rachel Rocha, Clébio Araújo e do saudoso Marcial Lima, quando estava a frente da Fundação Municipal de Ação Cultural em meados dos anos 2000. Outros dois movimentos lembrando o episódio ocorreram em 2006 e 2007, com a participação popular, mas ainda com pouca força.

O projeto iniciará nessa quarta-feira (01.02) com um cortejo popular, que sairá a partir das 14h da Praça D. Pedro II (Praça da Assembleia Legislativa) em direção à Praça dos Martírios. Estarão reunidos babalorixás, yalorixás, ogãs, artistas, grupos, admiradores e populares que juntos sairão, vestidos de branco, Também participarão desse momento vários grupos afro-culturais: Coletivo Afro-Caeté; do Boi Alegria (Zona Sul); do Boi da Liga de Bois de Maceió; do Maracatu Axé Zumbi; do Baque Alagoano; do Afoxé Odo Iyá; Aye Iorubá, do Projeto Inaê e da Escola de Samba Girassol.

As ações continuarão até maio deste ano e está previsto a produção de uma cartilha “Gira da Tradição” com informações sobre as nações de matrizes africanas; o Congresso Afro Brasileiro em Alagoas; oficinas de tradições afrobrasileiras; a exposição Presença Negra em Alagoas; o Seminário “Políticas afirmativas para a comunidade afrodescendente”; e o Encontro “Ogãs, Ekêdes e os Tambores Falantes”.

Conta com recursos do Fundo Nacional de Cultura, e a parceria das Federações e Comunidades Terreiros de Alagoas, Articulação da Cultura Popular e Afroalagoana, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Secretaria de Estado da Educação, IPHAN, IHGAL, Iteral, Cesmac, IZP, Braskem e da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL). Confira outras informações no blog: www.xangorezadoalto.blogspot.com.


Perdão
Para marcar o centenário do "Quebra de Xangô", o Governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, assinará o pedido oficial de perdão do Governo de Alagoas a todas às comunidades de terreiros e ao povo alagoano, pelas atrocidades ocorridas no dia 1º de fevereiro de 1912. A ação acontecerá amanhã (01.02) às 17h30, na Praça dos Martírios, Centro de Maceió. Para Clébio Araújo, Vice-Reitor da Uneal e Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) dessa instituição, esse é um momento emblemático porque também mexe com a memória do povo do axé: “É o momento de admitir um erro histórico nesse Estado e o prejuízo causado a essas comunidades e, também, a necessidade de reconhecer que precisa-se investir em políticas públicas”, ressaltou. Que sirva de exemplo para o país!

Apresentações
A programação cultural na Noite do Xangô Rezado Alto, na Praça dos Martírios, iniciará às 18h na quarta-feira, com a apresentação do grupo Guerreiros Quilombolas (Hip Hop) e o Afoxé Oju Omim Omorewá. Logo após, sobe ao palco Wilma Araújo com o show “70 anos de Clara Nunes”; e depois tem o cantor Igbonan Rocha com o show “Coisa de Nêgo”, com participação especial da Escola de Samba Girassol. Em seguida, tem Orquestra de Tambores e a banda Vibrações. Já na quinta-feira (02), a partir das 17h30, terá a Banda afro Gifá Lomin, grupo Malungos do Ilê, Maracatu Raiz da Tradição, Projeto INAÊ, Guerreiro Vencedor Alagoano (Mestre Juvenal), Afoxé Odô Iyá; o cantor Jurandir Bozo traz o show “Pros pés”, com participação dos grupos de coco de roda “Xique-Xique”, do Jacintinho e “Pau-de-Arara”, da Pitanguinha. A noite será encerrada com a musicalidade da sambista Mariene de Castro.

Atração nacional
A cantora baiana Mariene de Castro vem a Maceió pela primeira vez apresentando seu show "Santo de Casa". Comprometida com a valorização da cultura popular e da religiosidade, utiliza no seu repertório: samba de roda, da marujada aos ternos de reis, do repente ao ijexá, passando pelo coco, maracatu e ciranda. Ela canta desde os treze anos, iniciou sua carreira como vocal de apoio para Timbalada, Carlinhos Brown e Márcia Freire. Tem dois CDs gravados – Abre Caminho (2004) e Santo de Casa (2010) – e um DVD gravado ao vivo. Saiba mais: www.marienedecastro.com.br.


Fonte: Coluna Axé - nº187 - Jornal Tribuna Independente (31.01.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário