quarta-feira, 30 de maio de 2012

Discurso da vereadora Fátima Santiago na sessão afro



Foto: Lia Melo





A médica ginecologista e vereadora Fátima Santiago (PP) que também é filiada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil discursou na Câmara Municipal de Maceió no dia 25 de maio. Na ocasião, enalteceu o Dia da África, os avanços das questões étnicorraciais no Brasil e os 30 anos dos APNs. Leia o discurso na íntegra:



BOM DIA!

QUERO DÁ AS BOAS VINDAS A TODOS E TODAS, REVERENCIANDO A MÃE ÁFRICA CITANDO UM TRECHO DE UMA MÚSICA.

"SOU DE LÁ, DE ÁFRICA! SE EU NÃO SOU DE LÁ, OS MEUS PAIS SÃO DE LÁ. SOU DE LÁ, DE ÁFRICA! SE EU NÃO SOU DE LÁ, OS MEUSAVÓS SÃO DE LÁ. SOU DE LÁ, DE ÁFRICA! SE EU NÃO SOU DE LÁ, OS MEUS ANCESTRAIS SÃO DE LÁ.” E EU DE FATO, SOU DE LÁ!

ESSE É UM CÂNTICO AFRO DE DOMÍNIO POPULAR, QUE TIVE A FELICIDADE DE CONHECER EM UM DOS ENCONTROS DOS AGENTES DE PASTORAL NEGROS DO BRASIL (APNs), ENTIDADE NACIONAL DO MOVIMENTO NEGRO QUE NO PRÓXIMO ANO COMPLETARÁ 30 ANOS DE EXISTÊNCIA E É UMA DAS HOMENAGEADAS NESSA MANHÃ.

HOJE, 25 DE MAIO, É O DIA DA ÁFRICA OU DIA DE LIBERTAÇÃO DA ÁFRICA, QUE FOI INSTITUÍDO EM 1972 PELA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). A DATA SIMBOLIZA A LUTA E O COMBATE DOS POVOS DO CONTINENTE AFRICANO PELA SUA INDEPENDÊNCIA E EMANCIPAÇÃO, VISANDO UM FUTURO MELHOR, TANTO SOCIAL, QUANTO ECONOMICAMENTE PARA AS NOVAS GERAÇÕES.

NA MINHA OPINIÃO, ESSA DATA TAMBÉM DEVERIA SER VALORIZADA PELA POPULAÇÃO BRASILEIRA, QUE POSSUI 50,3% DE AFRO-DESCENDENTES, OU SEJA, NEGROS E PARDOS. E AINDA SER CELEBRADA NAS ESCOLAS DEVIDO A FORTE INTERLIGAÇÃO EXISTENTE ENTRE O BRASIL E O CONTINENTE AFRICANO. A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA ESTAR PRESENTE NA CULINÁRIA, NA GINGA, RITMO MUSICAL, DANÇAS, NAS PALAVRAS E ATÉ NO JEITO ALEGRE DE SER. TUDO IMPREGNADO E QUE MUITA GENTE FAZ QUESTÃO DE ESQUECER.

O PERÍODO ESCRAVOCRATA DEIXOU RESQUÍCIOS DA OPRESSÃO, PRECONCEITO E A CONDIÇÃO DE MISERABILIDADE QUE ATÉ HOJE SÃO IMPOSTOS AO POVO NEGRO. PORÉM, OS VALORES ENSINADOS PELOS GUERREIROS QUILOMBOLAS, ÍNDIOS E BRANCOS QUE CONSTRUÍRAM O QUILOMBO DOS PALMARES SÃO AINDA MAIS FORTES E REFLETEM A LUTA COTIDIANA EM BUSCA DE RESPEITO, LIBERDADE, OPORTUNIDADES IGUAIS E JUSTIÇA.

NESSA MANHÃ, A CÂMARA MUNICIPAL DE MACEIÓ HOMENAGEA HOMENS E MULHERES DAS MAIS DIVERSAS ORIGENS, FORMAÇÕES E ESFERAS SOCIAIS QUE ESTÃO SENDO RECONHECIDOS POR SUA ABNEGAÇÃO NOS TRABALHOS VOLTADOS ÀS QUESTÕES ÉTNICORRACIAIS E NA DEFESA DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE DIGNIFICAM A POPULAÇÃO AFRO-ALAGOANA, ESPECIALMENTE, NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ.

E AQUI, DESTACO A PROFESSORA CLARA SUASSUNA PELO COMPETENTE TRABALHO A FRENTE DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. UMA PERNAMBUCANA QUE TEM CONTRIBUÍDO NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS, CAPACITAÇÕES, PRESERVAÇÃO E RESGATE HISTÓRICO DA MEMÓRIA AFRO-CULTURAL DE ALAGOAS. TAMBÉM, O ARTISTA E COREÓGRAFO EDU PASSOS, UM MINEIRO ERRADICADO EM ALAGOAS HÁ 27 ANOS, QUE FOI UM DOS PRECURSORES DA DANÇA-AFRO COMO ESPETACULARIDADE. E AINDA MÃE VERA, UMA MULHER SIMPLES E GUERREIRA, QUE TEM INVESTIDO NA VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO E NO RESPEITO ÀS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS, ALÉM DE MUDAR O DESTINO DE MUITOS JOVENS DA PERIFERIA.

CERTAMENTE, ESSE É UM DIA ESPECIAL PARA AGRADECERMOS A TODOS QUE DEVOTAM SUAS VIDAS NO COMBATE AO RACISMO, INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E OUTRAS FORMAS DE PRECONCEITO. E AINDA CELEBRARMOS AS CONQUISTAS DO POVO AFRO-BRASILEIRO COMO A LEI CAÓ 7.716/1989, QUE COMBATE A PRÁTICA DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL; A LEI 10.639/2003, QUE IMPLANTA A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO CURRÍCULO ESCOLAR; O ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL; A APROVAÇÃO NO PLENÁRIO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) DA POLÍTICA DE COTAS ÉTNICORRACIAIS NO ENSINO SUPERIOR; O COMBATE DO RACISMO INSTITUCIONAL E NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

O POVO NEGRO TEM O SEU VALOR, MERECE SER RESPEITADO E DEVE CONTINUAR GUALGANDO POR SEUS ESPAÇOS E GARANTIR A AFIRMAÇÃO DE SEUS DIREITOS. VAMOS EM FRENTE E SEGUINDO O EXEMPLO DO GRANDE LÍDER NELSON MANDELA, QUE PASSOU 27 ANOS NA PRISÃO RESISTINDO E LUTANDO POR SEUS IDEAIS DE IGUALDADE QUE SE EXPANDIRAM MUNDO AFORA.

RELEMBRO UM POEMA DECLARADO POR ELE:




Dentro da noite que me rodeia
Negra como um poço de lado a lado
Agradeço aos deuses que existem
por minha alma indomável

Sob as garras cruéis das circunstâncias
eu não tremo e nem me desespero
Sob os duros golpes do acaso
Minha cabeça sangra, mas continua erguida

Mais além deste lugar de lágrimas e ira,
Jazem os horrores da sombra.
Mas a ameaça dos anos,
Me encontra e me encontrará, sem medo.

Não importa quão estreito o portão
Quão repleta de castigo a sentença,
Eu sou o senhor de meu destino
Eu sou o capitão de minha alma.





MUITO OBRIGADA! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário