quarta-feira, 9 de maio de 2012

Prêmio Abdias Nascimento – 2ª edição

Com informações da Assessoria de Comunicação


Nessa quinta-feira (10.05), a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), anunciará oficialmente a abertura da segunda edição do concurso e lançará em mais uma capital, o catálogo do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. O evento iniciará às 10 horas, e ocorrerá no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, e terá a participação do jornalista Heraldo Pereira, que virá especialmente de Brasília para um bate-papo com jornalistas e convidados sobre “A questão negra e a imprensa no Brasil”. 

A programação inclui ainda a exibição do vídeo-documentário com os melhores momentos de 2011 e a performance do ator José Araújo numa homenagem especial a Abdias Nascimento – ex-senador, pintor, escritor, poeta, dramaturgo e jornalista – ícone no combate ao racismo no país, que faleceu em maio do ano passado aos 97 anos. 

O Prêmio oferecerá R$ 35 mil distribuídos em sete categorias: Mídia Impressa, Televisão, Rádio; Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia, Internet, e Especial de Gênero. E para a felicidade dos jornalistas, o prazo de inscrição foi ampliado: “inicialmente, anunciamos que o prazo terminaria em 30 de abril de 2012. Decidimos ampliar para que mais jornalistas tenham a oportunidade de produzir reportagens que atendam aos critérios exigidos pelo prêmio. A partir de agora, as matérias publicadas entre 1º de maio de 2011 até 31 de julho de 2012 podem concorrer”, explica Angélica Basthi, coordenadora do projeto. 

Trata-se de uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ).  E conta com o apoio da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), do Centro de Informações das Nações Unidas (ONU) e do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro). O patrocínio é da Fundação Ford, Fundação W. K. Kellogg e da Oi. Saiba mais no site oficial: premioabdiasnascimento@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário