terça-feira, 13 de agosto de 2013

Conepir – momento histórico

Na última sexta-feira (09.08), no Palácio República dos Palmares – sede administrativa do Governo de Alagoas – ocorreu uma assembleia convocada pela Secretaria Estadual da Mulher Cidadania e Direitos Humanos. 

O encontro foi coordenado por Geraldo de Majela Fidélis – Superintendente Estadual de Direitos Humanos – e serviu para eleger as entidades da sociedade civil que farão parte do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir) no Estado de Alagoas. Atualmente, existem conselhos nessa área nos estados de Pernambuco, Pará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina. 

Estiveram presentes nesse momento histórico: a Secretária de Estado Kátia Born; Dionísio Bezerra de Araújo, Secretário Municipal de Igualdade Racial no município de Santa Luzia do Norte – órgão público que existe há três meses; Ana Maria da Silva, Superintendente Estadual de Políticas para a Juventude; Berenita Santos, Gerente AfroQuilombola; Pedro Montenegro, Consultor Jurídico; Leandro Rosa, Assessor de Feitos Judiciais da 61ª Promotoria de Justiça da Capital do Ministério Público Estadual; e Helcias Pereira, ativista e integrante do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR/Seppir). 

Ao todo serão 26 membros titulares no Conepir, com seus respectivos suplentes, sendo 13 membros do Poder Público e 13 da sociedade civil. As entidades que levaram a documentação solicitada e foram escolhidas são: Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô/Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs); Centro de Formação e Inclusão Social Inaê/Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB); Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-AL)/Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal); Coordenação de Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia/Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal); Secretaria de Combate ao Racismo/Central Única dos Trabalhadores (CUT-AL); Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado de Alagoas – GANGA ZUMBA; Comunidade Wassu Cocal (Joaquim Gomes); Omi Omo Posu Betá; Núcleo de Cultura Afro Brasileira (Casa de Iemanjá); comunidade cigana LECHIE (Maceió) e a Comunidade Tradicional de Ciganos do município de Carneiros na suplência; Federação Alagoana de Capoeira (Falc) na condição de titular e Grupo Muzenza de Capoeira como suplente. 

Representantes da população negra, entidades sindicais e sócio-culturais que atuam na promoção da igualdade racial; além de capoeiristas, comunidades remanescentes de quilombolas, ciganos, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais de matriz africana – estarão lado a lado, discutindo, propondo e defendendo a implantação de políticas públicas. Agora, o poder público precisa definir urgentes seus representantes, para ter a posse, e finalmente tirar do papel essa conquista ímpar na luta por dignidade, respeito e igualdade. Axé!


Fonte:Coluna Axé - 262ª edição – Jornal Tribuna Independente (13 a 19/08/2013)
Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário